Search

3ª edição do projeto “Seja Legal” une forças pela conservação da Serra de Sapiatiba

Iniciativa contou com o apoio do INEA, Polícia Ambiental, Escoteiros de São Pedro da Aldeia e outras instituições

A 3ª edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental”, realizada no sábado (24/05), foi marcada pela união entre instituições com foco na conservação da Serra de Sapiatiba, importante parque turístico aldeense. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo,  tem como objetivo fomentar o ecoturismo e a conscientização ambiental, por meio da limpeza dos pontos turísticos naturais da cidade e a prática de exercícios físicos. Na ocasião, foram recolhidos aproximadamente 37kg de lixo do local.

O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, destacou o sucesso da terceira edição do projeto. “O ‘Seja Legal’ está fazendo a diferença em nossa cidade, porque estamos incentivando a conservação ambiental e inspirando cada vez mais cidadãos a participarem e adotarem essa iniciativa. Esta edição foi marcada pela união de forças entre diferentes órgãos, todos em prol da preservação de nossas riquezas naturais. Gostaria de agradecer a todos que participaram e destacar que continuaremos realizando este projeto, que tem feito mais sucesso a cada edição”, disse.

A concentração aconteceu no início da trilha. Durante o percurso de aproximadamente 3,8km, os participantes recolheram lixos e materiais não-biodegradáveis, além de receberem informações sobre o local, sua fauna e flora. A terceira edição do projeto contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Polícia Ambiental, dos Escoteiros de São Pedro da Aldeia (GESPA), Geoparque Costões e Lagunas e Rede Trilhas, além das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Serviços Públicos. 

O evento também contou com uma participação em família. Alessandra e Camila Ribeiro, mãe e filha, concluíram a trilha e ressaltaram o sentimento de “dever cumprido” ao final. “A gente já conhecia a trilha, porque meu pai é atleta, ele faz trilha de bike, mas do projeto a gente ficou sabendo recentemente e decidimos nos inscrever para saber como é que funcionava. É uma iniciativa muito boa também para o município, para o turismo, para as pessoas conhecerem mais as maravilhas naturais que a gente tem na cidade”, comentou Camila.

“O projeto incentiva as pessoas a terem mais conscientização com o meio ambiente, com a natureza, não só aqui na Serra de Sapiatiba, como na área da Lagoa de Araruama. Se conscientizar, a gente tem tantos meios, temos os saquinhos de mercado, não precisa nem comprar um saquinho especial, pega um saquinho de supermercado, leva para a praia, junta o seu lixinho e leva para casa, ou descarta no lugar apropriado. Essa iniciativa está de parabéns, eu estou encantada, estou maravilhada aqui”, finalizou Alessandra Ribeiro. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui