A 3ª edição do projeto “Seja Legal: Preservar é Fundamental”, realizada no sábado (24/05), foi marcada pela união entre instituições com foco na conservação da Serra de Sapiatiba, importante parque turístico aldeense. A iniciativa, organizada pela Secretaria Municipal de Turismo, tem como objetivo fomentar o ecoturismo e a conscientização ambiental, por meio da limpeza dos pontos turísticos naturais da cidade e a prática de exercícios físicos. Na ocasião, foram recolhidos aproximadamente 37kg de lixo do local.
O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, destacou o sucesso da terceira edição do projeto. “O ‘Seja Legal’ está fazendo a diferença em nossa cidade, porque estamos incentivando a conservação ambiental e inspirando cada vez mais cidadãos a participarem e adotarem essa iniciativa. Esta edição foi marcada pela união de forças entre diferentes órgãos, todos em prol da preservação de nossas riquezas naturais. Gostaria de agradecer a todos que participaram e destacar que continuaremos realizando este projeto, que tem feito mais sucesso a cada edição”, disse.





A concentração aconteceu no início da trilha. Durante o percurso de aproximadamente 3,8km, os participantes recolheram lixos e materiais não-biodegradáveis, além de receberem informações sobre o local, sua fauna e flora. A terceira edição do projeto contou com o apoio do Instituto Estadual do Ambiente (INEA), da Polícia Ambiental, dos Escoteiros de São Pedro da Aldeia (GESPA), Geoparque Costões e Lagunas e Rede Trilhas, além das secretarias de Meio Ambiente e Pesca e de Serviços Públicos.




O evento também contou com uma participação em família. Alessandra e Camila Ribeiro, mãe e filha, concluíram a trilha e ressaltaram o sentimento de “dever cumprido” ao final. “A gente já conhecia a trilha, porque meu pai é atleta, ele faz trilha de bike, mas do projeto a gente ficou sabendo recentemente e decidimos nos inscrever para saber como é que funcionava. É uma iniciativa muito boa também para o município, para o turismo, para as pessoas conhecerem mais as maravilhas naturais que a gente tem na cidade”, comentou Camila.




“O projeto incentiva as pessoas a terem mais conscientização com o meio ambiente, com a natureza, não só aqui na Serra de Sapiatiba, como na área da Lagoa de Araruama. Se conscientizar, a gente tem tantos meios, temos os saquinhos de mercado, não precisa nem comprar um saquinho especial, pega um saquinho de supermercado, leva para a praia, junta o seu lixinho e leva para casa, ou descarta no lugar apropriado. Essa iniciativa está de parabéns, eu estou encantada, estou maravilhada aqui”, finalizou Alessandra Ribeiro.



