405º aniversário da cidade homenageia personalidades que se destacam em São Pedro da Aldeia

Celebração começou no domingo (15) e foi concluída com hasteamento das bandeiras nesta segunda-feira (16)

Uma noite de muita festa e emoção para abrir as comemorações pelo 405º aniversário de São Pedro da Aldeia. Assim foi o último domingo (15), com homenagens e entrega de títulos em sessão solene na Câmara Municipal. A solenidade contou com a presença do prefeito, Fábio do Pastel, e honrou personalidades ilustres do município e autoridades estaduais e federais que compartilham suas histórias com a cidade. Após a entrega das honrarias, a população pode curtir os shows dos artistas Bruna Reis e Demetrius, que aqueceram a multidão antes da apresentação da banda Jota Quest no palco da Praça da Matriz. A celebração foi marcada pelo tradicional hasteamento das bandeiras na manhã desta segunda-feira (16).

Dentre os 50 homenageados na sessão solene, estão membros das corporações dos bombeiros e da polícia militar, comandante da Força Aeronaval, empresários, médicos e cidadãos que se dedicam ao município. Além do secretariado municipal, que compareceu em peso e recebeu honrarias, também estiveram presentes autoridades estaduais e federais. As personalidades receberam o título de cidadão aldeense e Medalhas de Mérito Brigadeiro Lafayette Cantarino Rodrigues de Souza.

O prefeito, Fábio do Pastel, destacou a conexão que possui com o município. “Falar de São Pedro da Aldeia depois de 28 anos morando aqui e já tendo recebido o título de cidadão aldeense, só faz com que eu me apaixone ainda mais por essa terra. Eu digo que falar de São Pedro da Aldeia é falar da minha casa. Trabalho incansavelmente para levar qualidade de vida à nossa população. É muito satisfatório fazer parte dessa cidade e comemorar seus 405 anos à frente da prefeitura, principalmente com uma equipe de vereadores apoiando a nossa cidade e a nossa gestão. Eu falo que uma andorinha sozinha não faz verão, é um trabalho conjunto com apoio dos secretários, vereadores, deputados, governador Cláudio Castro e senadores estamos conseguindo fazer uma cidade melhor”, declarou.

O senador, Romário de Souza Farias, foi o primeiro a liderar uma emenda na gestão Fábio do Pastel, para recursos destinados à saúde e infraestrutura do município. “Sou frequentador de São Pedro da Aldeia há muitos anos e nunca poderia imaginar receber o título de cidadão aldeense como senador da república. Recebo a honraria com prazer e muito orgulho. Quero deixar uma agradecimento com muito carinho para o prefeito, Fábio do Pastel, que pode continuar contando com meu trabalho em Brasília e minha força de sempre ajudar a melhorar a qualidade de vida dos moradores aqui de São Pedro”, destacou.

O deputado estadual e ex-secretário de Obras e Infraestrutura do Estado, Max Lemos, também tornou-se um cidadão aldeense. Após percorrer as ruas do município ao lado de Fábio do Pastel, Max Lemos trouxe verbas para ações de drenagem, saneamento e pavimentação. O apoio é consonante com a determinação do prefeito de fazer obras importantes para a qualidade de vida da população. “Fiz questão de receber presencialmente essa homenagem na sessão solene pelo aniversário de 405 anos do município. Se a nossa luta por São Pedro da Aldeia já era grande, a partir de hoje essa responsabilidade aumenta ainda mais. Gratidão ao governador Cláudio Castro pela oportunidade de poder atuar na transformação da cidade, ao lado do prefeito Fábio do Pastel. Gratidão a todos os vereadores pela homenagem e a todos os moradores pelo carinho que têm tido comigo. Já sou de casa”, apontou.

Também tornaram-se cidadãos aldeenses o deputado estadual Dr. Serginho, os deputados federais Leonardo Picciani e Carlos Jordy. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), André Ceciliano também recebeu a honraria e foi representado por Rui Aguiar. O deputado estadual, Vandro Lopes Gonçalves, conhecido como Vandro Família, recebeu uma Comenda do Mérito Legislativo.

Este ano não aconteceu o desfile cívico, mas a tradição foi mantida com o hasteamento das bandeiras na Câmara Municipal e na sede da prefeitura. A comitiva composta pelos vereadores e secretários municipais foi acompanhada pelo Monsenhor João Alves Guedes, padre da Paróquia São Pedro desde 2019 até a Praça Dr. Plínio Tavares. Na Praça do Canhão, foi encerrada a festividade de comemoração ao 405º aniversário da cidade com o hasteamento final da bandeira próximo ao marco histórico de fundação, marcada por aplausos e parabéns ao município.