A orla da Praia Linda foi o cenário bucólico da 4ª edição da Rústica Natatória em São Pedro da Aldeia. O clima ameno favoreceu a realização da prova no domingo (03/08). O evento é realizado pela Marinha do Brasil, por meio do Comando da Força Aeronaval, em comemoração aos 109 anos da Aviação Naval Brasileira. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura aldeense, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer. Para acompanhar os resultados da prova de 1.500m, clique aqui.

O secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos destacou a colaboração para que o evento fosse um sucesso. “A parceria com a Marinha do Brasil é muito bacana, a gente vem produzindo os eventos juntos e a Rústica Natatória já faz parte do nosso calendário. A cada evento realizado com sucesso, vemos essa parceria se fortalecendo, com um alinhamento técnico de ainda melhor execução. Todo mundo saiu satisfeito e já estamos nos preparando para a Corrida Morada da Aviação Naval”, comentou.


O Chefe de Estado-maior do Comando da Força Aeronaval, Capitão de Fragata Estrella, acompanhou o evento. “São Pedro da Aldeia nos recebeu muito bem há mais de 100 anos já, então nós temos uma série de comemorações com relação ao nosso 109º aniversário. É uma parceria antiga que nós temos com a prefeitura, a gente agradece a figura do prefeito, Fábio do Pastel, e de todos os secretários municipais. E que essa parceria perdure, para a gente sempre proporcionar à população esse benefício do esporte, com a nossa convivência harmoniosa aqui com a base e com a Marinha”, apontou.
Atletas se destacaram
Campeão de 3km e 5km, Leonardo Panissa de Souza, de apenas 11 anos, foi o grande destaque da prova de 1.500m, chegando em primeiro lugar no masculino geral. Ele treina com Ana Julia Coelho, de 12 anos, que alcançou o segundo lugar no feminino geral. Os dois já nadaram em Itajaí, Santa Catarina, e em Fortaleza, Ceará, e a próxima competição é na Bahia, pelo Brasileiro e Sul-Americano.
“A sensação é ótima, a melhor possível. Eu treinei o ano inteiro para isso. Eu fui campeão federal em 2023, no Fluminense. E, em 2024, eu fui para o Flamengo, onde continuo até hoje. As minhas competições de águas abertas começaram esse ano. Ano que vem eu tenho brasileiro de piscina e já tenho dois índices para competir”, contou Leonardo Panissa.



O primeiro lugar no feminino geral ficou com Luiza Romeu. “Eu treino desde criança, fui atleta federada já e desde a pandemia fui treinando mais para águas abertas. A competição mais importante que participei foi o Brasileiro Universitário, que peguei quarto lugar geral na prova de 400m livres. O evento está de parabéns, a prova é muito bem organizada, todo ano a gente vem e fica aguardando o próximo já”, disse.
Subiram ao pódio os três primeiros lugares nas categorias geral, masculino e feminino, além dos três primeiros colocados por faixa etária, divididas em: até 15 anos, 16 a 19 anos, 20 a 29 anos, 30 a 39 anos, 40 a 49 anos e 50+, nas categorias masculina e feminina. Os atletas PCD também foram premiados com medalhas para os três primeiros colocados na geral masculino e feminino.
O evento contou, também, com o apoio da Secretaria de Saúde com ambulância e equipe médica.