Promover o incentivo à leitura e valorizar a literatura local. Esses são os objetivos da 4ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia, aberta nesta quinta-feira (07/11), na Casa dos Azulejos. Os amantes da literatura podem aproveitar uma programação especial no espaço, com apresentações culturais, sarau e palestras, entre outros. Mais de 15 livros serão lançados ao longo do evento, que apresenta cerca de 20 barracas de escritores e editoras, totalizando a venda de mais de 500 livros. A Feira Literária continua nesta sexta-feira (08/11), das 14h às 22h.
Neste primeiro dia, o público pode presenciar contação de história, leitura de poesia e apresentação de dança com o professor da Escola de Artes Municipal, Ramires Menezes, e o grupo Ciganeando. A programação contou, ainda, com apresentações teatrais, marionetes, sorteios de brindes e saraus.
Organizador da FLISPA, o escritor Renato Fulgoni saudou o público. “Quero que vocês aproveitem essa tarde de hoje. Este ano, o objetivo foi proporcionar a experiência de uma feira literária completa, com as pessoas vendendo livros, realizando palestras e os alunos conhecendo a gente. Quero que vocês possam absorver bastante conhecimento, ouvir muitas histórias legais e levar isso para frente, porque é assim que a literatura vai ser mais forte”, declarou.
A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, fez o convite para que todos conheçam os pontos turísticos aldeenses. “É um prazer muito grande estar recebendo cada um de vocês aqui na Casa dos Azulejos. Espero que vocês aproveitem bem essa oportunidade e que conheçam a nossa Casa dos Azulejos, que é um equipamento histórico do município e tem a visita monitorada para vocês conhecerem mais a história da cidade”, comentou.
Os alunos do Colégio Estadual Dr. Feliciano Sodré, nas modalidades do Ensino Médio e do Curso de Formação de Professores, também estiveram presentes na abertura da 4ª FLISPA. Além da visita à Feira, os estudantes participaram da visita monitorada à Casa dos Azulejos. O aluno Samuel Furriel, de 15 anos, relatou a experiência de participar do evento pela primeira vez. “Eu estou achando incrível o que está acontecendo aqui. Essa energia é tão gratificante, o poder da fala de dentro dos livros é libertador”, disse o aluno do curso de Formação de Professores.
Um dos grandes destaques do dia foi o bate-papo mediado pelo presidente da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia, Rogério Veiga, com a participação das escritoras Janaína da Cunha, bisneta de Euclides da Cunha, e Zuleica Tani, tataraneta de Monteiro Lobato. Na ocasião, as duas escritoras relembraram a trajetória dos seus antepassados, além de responder às perguntas dos estudantes.
A 4ª edição da Feira Literária de São Pedro da Aldeia encerra nesta sexta-feira (08/11), das 14h às 22h. Confira a programação completa:
Sexta-feira, 08 de novembro
14h – Abertura da FLISPA
14h30 – Contação de história com a escritora Keissy Limite, autora de O Reino da Inclusão
14h40 – Apresentação do patrocinador Felipe Serpa
15h – Palestra com Alexandre Martins, Diretor do Museu do Sal: A Importância da Preservação da História
15h30 – Apresentação de Fantoche: Turma da Aninha
15h50 – Contação de história com a escritora Jaqueline Brum
16h – Show com a cantora Emily Suzana
17h – Apresentação do patrocinador Colégio Professor Elias
17h30 – Apresentação com a escritora Patrícia Lima
17h40 – Apresentação com a escritora Luciana Arruda, autora do livro A Princesa Azul
17h50 – Leitura de poesia com o escritor Soares Barbosa
18h10 – Apresentação de dança com Ramires Menezes
18h20 – Apresentação de dança: Ciganeando
18h30 – Apresentação da escritora Zuleica Tani, bisneta de Monteiro Lobato
18h50 – Apresentação da escritora Eloise Gomes
19h – Microfone Aberto: A Hora da Poesia
19h15 – Contação de histórias : Samburá de Histórias
19h30 – Sorteio especial da UNIFACVEST e Faculdade São Luís (detalhes abaixo)
20h – Escritora Bia Fernandes a Fada Orquídea Lis distribuindo flores e seu perfume.
20h05 – Apresentação de dança com o Centro Cultural Passos Ballet
20h10 – Lançamento da antologia A Aldeia de Pedro – Belezas Naturais e Seus Encantos
20h40 – Posse dos acadêmicos da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia (ALSPA)