9º Prêmio Dandara Guerreira é sucesso em São Pedro da Aldeia

Noite foi de grande emoção para homenageadas e convidados
Foto: Livio Campos

A 9ª edição do Prêmio Dandara Guerreira reuniu personalidades femininas da região que contribuíram para a valorização e difusão da cultura afro-brasileira, além de convidados. O evento foi fruto de uma parceria entre a Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza (AMANS) e a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH).

O prêmio homenageou Alzira dos Santos Neves, Ana Beatriz Ferreira, Angela Batista Gregório, Carolina Barreto do Nascimento, Dandara de Souza Santos, Débora Furtado da Silva Leal, Elaine da Silva Teixeira, Flávia da Silva Lima, Isamara Ribeiro da Silva, Joice Emiliano, Márcia Souza da Silva, Marta Barros Bandeira, Rosana Andrade de Oliveira e Rubia Diogo Dumas.

Participaram do evento a secretária de Assistência Social, Diana Alves, o vice-prefeito, Júlio Queiroz, o representante da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Gil Valle; o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo, o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, GCM José Renato, o presidente do Conselho Tutelar de São Pedro da Aldeia, Ubirajara Barenco, a representante da Prefeitura de Conceição de Macabu, Any Gleise, além das coordenadoras do CRAS Morro do Milagre, Sandra Beniz, do Alecrim, Paula Pessoa, do Porto da Aldeia, Naiara Rios, e da Rua do Fogo, Alzira Neves.

A coordenadora de Promoção da Igualdade Racial da SASDH, Fernanda Costa, destacou a iniciativa da AMANS e a parceria da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. “A AMANS realiza o evento há 9 anos em nossa cidade, eu já vinha acompanhando este trabalho, minha mãe Marilia Sampaio (in memorian) foi premiada na 1° edição e foi lindo. Ser uma Dandara é uma honra, Dandara de Palmares é um marco na história de nosso país. Dandara foi uma guerreira negra, era mulher de Zumbi dos Palmares, mãe de 3 filhos. Ela foi um dos principais nomes da luta negra do Brasil e foi fundamental na formação do Quilombo dos Palmares, símbolo de resistência. O Prêmio Dandara é reconhecimento, visibilidade e notoriedade para a mulher preta de nossa sociedade. Que nossas Dandaras prossigam abrindo caminho, resistindo a toda forma de violência e mazelas. Foi uma noite grandiosa, noite de troca de experiência e de saberes. Agradecemos aos parceiros pelo apoio ao evento, foi muito importante toda colaboração. Cada sorriso e emoção das Dandaras nos dá força para continuar com esse trabalho lindo e gratificante”, declarou Fernanda.

Para a presidente da AMANS, Lusia de Sousa, a parceria é fundamental para prosseguir na luta pelas Dandaras. “Podemos contar com a parceria da Coordenadoria de Promoção de Igualdade Racial na presença de Fernanda Costa, da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos. O evento foi lindo, chique e de muito afeto. É muito bom ver nossas mulheres negras em noite de gala, turbantadas sendo homenageadas, valorizadas, mostradas. São mulheres fortes, lutadoras que merecem ter uma noite pra elas. Ainda estou em êxtase, mas já sonhando com a 10ª edição. As mulheres pretas estão se organizando e quando uma mulher preta se movimenta, ela movimenta toda uma sociedade. Abram caminho porque estamos chegando. Depois de tantos anos, é bonito ver meu povo tomando pé da situação, do conhecimento e da informação. Obrigada a todos e até 2024”, comentou Lusia.