Servidores da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos realizaram uma visita técnica à Fundação de Apoio à Escola Técnica (FAETEC) de São Pedro da Aldeia. O encontro teve como objetivo fortalecer a parceria entre as instituições, que, atualmente, oferece formação profissional para mulheres vítimas de violência doméstica.
Participaram da reunião a secretária adjunta da pasta, Denise Campos, diretora do Departamento de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, a coordenadora do CREAS, Dayanne Pinheiro, e a diretora da FAETEC, Wandreia Rabelo Lima. O encontro abordou a importância da garantia de vagas para as mulheres vítimas de violência, em que muitas delas, devido a dependência econômica, emocional e outras, tentam sobreviver a essa relação de poder.
A iniciativa surge a partir da Lei 9662/2022, que prevê a capacitação de mulheres em situação de vulnerabilidade social e desemprego, encaminhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS) ou abrigos institucionais. Os dados são enviados para a FAETEC, onde 10% das vagas dos cursos profissionalizantes são reservadas para este público.
Durante o encontro, foi informado que o município, em breve, irá contar com o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM), onde as mulheres atendidas poderão ser encaminhadas para os cursos. Na oportunidade a diretora da Fundação destacou que as vagas dos cursos ficam disponíveis on-line, para que os interessados possam realizar sua inscrição e acompanhar todas as informações por meio do edital.