A Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia prestigiou a inauguração da Coordenadoria da Patrulha Maria da Penha de Macaé nesta semana. Também estiveram presentes patrulhas de diversas cidades da Região dos Lagos e Norte Fluminense, além de autoridades locais.
O objetivo foi reforçar a integração entre os grupamentos dos municípios fluminenses em prol do trabalho de acolhimento e segurança das mulheres. A coordenadoria de Macaé foi nomeada em homenagem a Lidiane de Jesus Correia Martins, vítima de feminicídio na cidade.
Em São Pedro da Aldeia, o Agosto Lilás, mês de enfrentamento à violência contra a mulher, foi repleto de ações. Desde a caminhada e a blitz informativa no Centro da cidade, às ações descentralizadas que levaram informação e conscientização às escolas e equipamentos sociais de diversos bairros, a Patrulha Maria da Penha reforçou que o município não tolera a violência.
Disque Patrulha Maria da Penha
O telefone (22) 99944-6157 está disponível para contato 24 horas por dia e recebe tanto ligações quanto mensagens de texto e de voz. As vítimas de violência também podem ligar para o número 180. O anonimato é garantido em todos meios de contato.
O trabalho realizado pela patrulha é feito em conjunto com as Secretarias de Assistência Social e Direitos Humanos e de Saúde. O grupamento conta, também, com o apoio da Polícia Civil, por meio da 125ª DP, e da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 2ª Cia do 25⁰ Batalhão.