Secretaria de Turismo promove visita técnica com guias de São Pedro da Aldeia

Com o objetivo de fortalecer a parceria entre os guias de turismo e o poder público, além de oferecer mais informações sobre seus produtos, a Secretaria de Turismo de São Pedro da Aldeia realizou uma visita técnica aos principais atrativos do município. Na ocasião, o grupo teve a oportunidade de vivenciar um dia como turista, conhecendo os pontos fortes do destino.

A visita técnica teve início com o Tour Histórico, que é oferecido pela Secretaria de Turismo gratuitamente às sextas, sábados e feriados. O passeio começa na Igreja Matriz Histórica, no Centro da cidade, e passa pelo Cemitério da Irmandade, Canhão Histórico, Casa dos Azulejos e Praça Hermógenes Freire da Costa.

Foto: Reprodução/PMSPA

O Tour também contou com uma visita ao mais novo equipamento turístico do município, o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Matos. No local, os guias puderam conhecer o acervo histórico dedicado exclusivamente à cultura do sal e das salinas predominante na Região dos Lagos.

O grupo também visitou o Museu da Aviação Naval, localizado na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, que é o único com este tema no Brasil. O dia foi finalizado na Casa da Flor, patrimônio cultural e material do Brasil que está completando 100 anos. O espaço passou por uma ampla revitalização, realizada por uma empresa especializada em restauração artística, contratada pelo Governo Municipal, sob a supervisão técnica do escritório regional do IPHAN.

A secretária de Turismo, Claudia Tinoco, falou sobre a iniciativa. “O grande diferencial do governo Fábio do Pastel é a administração participativa; entendemos que precisamos nos unir para avançar. Um destino turístico depende diretamente da atuação dessa categoria, os guias de turismo são a ponta, o planejamento das políticas públicas é só o início do trabalho, a culminância se dá na imagem positiva que passamos aos visitantes e isso eles fazem com muita eficiência”, destacou.

A guia de turismo Valéria Credi-dio, comentou sobre a importância da ação. “Estou muito grata pelo convite da Secretaria de Turismo a guias de turismo da cidade. Conhecer a cultura de São Pedro da Aldeia é muito importante. Começamos pela Igreja Matriz, passamos pelo Cemitério da Irmandade, que eu nunca tinha ido, depois fomos na Casa dos Azulejos, no Museu do Sal, maravilhoso, com um historiador contando toda a história. Tivemos muitos ensinamentos e iremos aplicar em nosso trabalho”, finalizou.