As areias da Praia Linda receberam uma atenção especial neste final de semana. No sábado (16/09), foi comemorado o Dia Mundial da Limpeza de Praias, que reuniu diversos voluntários para recolherem microlixo na orla. A Secretaria de Meio Ambiente garantiu o apoio à iniciativa do Instituto Escola do Mar. Resíduos como tampas e lacres de bebidas, restos de cigarro, entre outros, foram recolhidos da areia e serão contabilizados por alunos do Projeto Imersão, uma parceria entre a Universidade Veiga de Almeida (UVA) e a Prolagos, que também participaram da ação.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou a importância de realizar ações de conscientização ambiental. A bióloga Andreia Nogueira, coordenadora do projeto em São Pedro da Aldeia, reforçou a fala do secretário. “É de suma importância levarmos a toda a população a conscientização de que o Meio Ambiente precisa de cuidados. Estamos pleiteando o selo internacional de boas práticas de uso e manutenção ambiental”, comentou.
Os integrantes do Projeto Imersão, composto por alunos de diversas graduações, também orientaram os voluntários antes da coleta e apresentaram uma palestra sobre o descarte de bitucas de cigarros e o período de degradação.
A coordenadora do Instituto Escola do Mar, Paloma Arias, apontou que o objetivo do evento é criar planos de ação voltados para os resultados coletados. Ela também destacou que ações de conscientização ambiental fazem parte das exigências para garantir o selo Bandeira Azul, que o município vem pleiteando. “São Pedro da Aldeia tem uma praia candidata à Bandeira Azul. Para ser Bandeira Azul, precisa ter ao menos cinco atividades de educação ambiental na praia. E uma delas não poderia ser menos que o Dia Mundial da Limpeza de Praias, Lagoas e Rios. Em rápida observação, percebemos grande quantidade de bitucas de cigarros, então já vamos organizando um plano de ação, mais direcionado”, relatou.
Para a bióloga marinha, Flávia Machado, moradora há mais de 20 anos no bairro, o projeto de limpeza das praias é de fundamental importância para a saúde do mar, da fauna, da flora e para conscientização da população.
Já a estudante de biologia, Marcela Araújo, aproveitou o evento para espalhar a conscientização também na E. M. Profª Maria da Glória Santos Motta, onde é inspetora. Moradora da Praia Linda, Marcela participou da coleta de microlixo na orla acompanhada por uma das alunas, Michaela de Oliveira, de seis anos. Ela se interessou pelo tema e foi acompanhada da mãe até o local para poder participar do evento.
Moradora há cinco anos na Praia Linda, Jane Sineiro também participou da ação de limpeza da orla. “É muito bom a gente ter esse contato também com o pessoal da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca. É muito bom saber que tem alguém que está olhando e ajudando a nossa praia”, comentou.