Search

Secretaria de Saúde promove nova ação no Assentamento Ademar Moreira

Visitas acontecem de forma mensal

Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia estiveram, nesta terça-feira (19/09), no Assentamento Ademar Moreira, localizado no bairro São Mateus. A equipe levou atendimentos de saúde aos moradores do local, como consulta médica, avaliação nutricional, verificação de glicose e aferição de pressão arterial, além de orientações sobre alimentação saudável. A iniciativa foi promovida pela Secretaria Municipal de Saúde.

Liliana Ribeiro foi uma das moradoras que estiveram na Associação dos Moradores em busca de atendimento. “Eu moro aqui desde que surgiu o assentamento e vim hoje me consultar, assistir à palestra. Acho que todos devem participar, pois a comunidade precisa do carinho e do respeito de todos para cuidar da saúde e termos acesso à informação. Eu gosto muito de estar presente sempre que a equipe vem”, afirmou.

Valdeído da Silva, do pré-assentamento Emiliano Zapata também comentou sobre a ação. “Eu vim procurar um médico, marcar exames, medir a glicose e a pressão arterial. Precisamos muito disso porque aqui é distante é importante ver que estão lembrando da população da área rural e suas necessidades”, disse.

 A coordenadora da Vigilância Epidemiológica das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs), Rosângela da Costa Silva, falou sobre o objetivo das atividades, que buscam levar informações para a população, além do atendimento médico e os serviços essenciais de enfermagem. “Nós fazemos visitas regulares aqui, mas a cada visita é uma experiência nova”, comentou.

A Emater também marcou presença na ação, oferecendo uma roda de conversa sobre o Setembro Amarelo, conduzida pela assistente social Teresa Cristina Gomes Ledo. “Nós fazemos um trabalho social aqui no assentamento e hoje eu vim falar um pouco sobre o mês de prevenção ao suicídio e a importância do olhar, do ouvir o outro, a respeito das questões do suicídio, da depressão e das crises de pânico, para que procurem ajuda em caso de necessidade”, comentou Teresa.

Na oportunidade, quem esteve no local pôde escolher roupas e calçados doados. “Nós pedimos nos setores, aos funcionários da saúde, e conseguimos diversos itens que trouxemos hoje para doar a quem precisa”, destacou a nutricionista da DANTs, Bruna Saião de Almeida Silva.

A programação contou ainda com a presença da Vigilância Ambiental, que distribuiu frascos de hipoclorito de sódio, produto para ser usado na água de poço ou de chuva para que possa ser consumida com segurança.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui