A Prefeitura de São Pedro da Aldeia entregou mais uma etapa concluída da reestruturação do Horto Municipal. Autoridades municipais se reuniram para inaugurar a estufa-berçário construída para o plantio de mudas destinadas à doação para a população. Com a nova estrutura, aliada à estufa que foi reformada em março deste ano, o objetivo é ampliar o processo de arborização do município. A iniciativa é uma parceria entre as Secretarias de Meio Ambiente e Pesca, e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho.
A estufa-berçário foi construída em ferro galvanizado com sombrite de 50%. A nova estrutura é composta por três setores, ocupa uma área de cerca de 260 m² e possui capacidade para mais de 8 mil mudas de diversas espécies.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro destacou o avanço no plantio que a nova estufa irá favorecer. “A gente pretende aumentar muito a produção de mudas para conseguirmos deixar a cidade cada vez mais arborizada. Esta segunda estufa vai servir como berçário e possui irrigação automática: são 32 microaspersores que vão funcionar simultaneamente com a outra estufa que inauguramos em março deste ano. Acaba que, automaticamente, a gente favorece o reflorestamento doando as mudas para a população. Eu quero agradecer ao prefeito Fábio do Pastel por todo apoio, ao Mario Flavio e à Secretaria de Meio Ambiente e todos os colaboradores que se dedicaram ao projeto, porque se não fosse essa união, nada disso estaria acontecendo”, afirmou Thiago.
A ação lembrou, ainda, o Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, conforme destacou o secretário de Meio Ambiente, Mario Flavio Moreira. “No Dia Nacional da Árvore, entregamos mais esta estufa-berçário, mais um resultado dos esforços investidos aqui em São Pedro da Aldeia. O projeto foi possível devido a uma compensação ambiental”, explicou.
Em março deste ano, a Prefeitura reinaugurou a estufa principal do Horto Municipal, que passou pela primeira reforma desde sua inauguração. Com as obras, o espaço passou a contar com um novo sistema de irrigação para as mudas que já estão aptas à doação e plantio externo.