Search

I Encontro de Surdos e Ouvintes é sucesso em São Pedro da Aldeia

Evento foi uma iniciativa da Prefeitura Municipal e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE)) realizaram um encontro entre surdos e ouvintes, com o objetivo de promover a inclusão e a quebra de barreiras de comunicação. Promovido em alusão ao mês de visibilidade da comunidade surda, o evento proporcionou um espaço de troca e interação entre as duas comunidades, estimulando o respeito e a compreensão das diferenças. A programação contou com atividades lúdicas e educativas, visando a valorização da cultura e da língua de sinais, promovendo a igualdade de oportunidades.

O evento contou com a apresentação dos alunos do curso de Libras da FAETEC, sinalizando o Hino Nacional. A roda de conversa foi iniciada pela exposição em Libras de Jorge Blanques, um adulto surdo, formado em teologia e pastor que deu um depoimento sobre superação e as projeções de futuro de uma pessoa surda.

Em seguida, houve a apresentação de Jéssica Moreira, uma jovem surda, formada em pedagogia, concursada do Instituto Federal Fluminense e criadora de conteúdos. Ela que sinalizou sobre os desafios e a importância de espaços de aprendizagem em libras, favorecendo assim a acessibilidade e inclusão.

As Secretarias de Saúde, de Assistência Social e Direitos Humanos e de Educação, idealizadoras do evento, destacam que é de extrema importância a conscientização das pessoas sobre a inclusão e valorização da diversidade. Promover a igualdade de oportunidades e criar espaços de inclusão é fundamental para garantir o respeito e a dignidade de todas as pessoas, independentemente de suas limitações.

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Thalisia dos Santos, a parceria entre os organizadores é de fundamental importância para se estabelecer espaços de evidência para os surdos. “Muitas vezes vemos criações de espaço para pessoas com deficiência, mas sem entendê-las como o centro da discussão, que deve priorizar suas necessidades, seus desafios e suas perspectivas. Foi pensando nisso e, principalmente, na situação dos alunos do EMESPP, que são aqueles com quem temos mais contato e com quem conseguimos observar essas faltas, como a falta de projeção de futuro, que decidimos criar essa conversa, com experiências de pessoas bem sucedidas, formadas em faculdades, para que os estudantes ouvissem esses relatos e se sentissem representados”, explicou.

Rosângela Almeida, uma das realizadoras do encontro, também falou sobre a iniciativa. “Esse evento foi pensado com muito carinho, em um movimento de trazer a inserção da comunidade surda e dar a ela visibilidade, trazendo a fala deles para a sociedade. Então é uma tarde para inspirar a todos nós e mostrar à sociedade que esse público precisa participar mais ativamente em espaços públicos, realizando uma verdadeira inclusão. Trouxemos hoje dois palestrantes surdos para falar da história de superação deles diante de momentos desafiadores”, destacou. 

A presidente da APAE, Claudia Guimarães falou da felicidade de poder sediar a conversa: “Estamos muito satisfeitos com a parceria entre as secretarias de governo e agradecemos a todos pela presença. Lembrando que em outubro a APAE de São Pedro da Aldeia comemora um ano e vamos comemorar junto com a comunidade.”

Os idealizadores desse espaço de interação e troca, acreditam que através desse encontro de surdos e ouvintes é possível promover a troca de conhecimentos e a sensibilização acerca das necessidades e peculiaridades dessa comunidade, fortalecendo, assim, o respeito à diversidade. É importante destacar que o papel deste evento foi colocar o surdo no centro das discussões e no protagonismo das suas vivências, por isso a escolha de pessoas surdas para palestrar.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui