O sábado (21/10) foi marcado por uma conquista inédita e de grande importância para a rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia. Os alunos do 5º ano da E. Mz. Paulo Roberto Marinho, do bairro São Mateus, foram condecorados com a medalha “categoria I – Regiões do Rio” na II Olimpíada de Ciência e Arte da Fundação Cecierj. A escola participou do evento com um projeto que abordou a importância das vacinas para a saúde pública sob o título “Vacine-se Já!”. Essa foi a primeira participação do município na Olimpíada.
A secretária de Educação, Sheila Atalla, parabenizou toda a equipe escolar e destacou a importância da conquista para o município. “Parabéns à direção, equipe, professores e alunos da E. Mz. Paulo Roberto Marinho pela premiação na Segunda Olimpíada de Ciências e Arte, promovida pela CECIERJ. Quando há dedicação e empenho, não importa o tamanho da escola, como ficou provado através do trabalho lindo de todos que participaram. A Secretaria Municipal de Educação agradece por essa conquista de grande importância para a nossa cidade”, disse.
A turma do quinto ano, sob a regência da professora Eliane Damaceno, desenvolveu o projeto ainda em sala de aula, por meio de monitorias on-line. Ao todo, foram três etapas até a final. A primeira etapa contou com uma prova on-line por meio do Google Forms. Na segunda etapa, os alunos realizaram um Diário de Bordo e, já na terceira etapa, apresentaram o projeto para a banca examinadora, também de forma on-line.
A diretora da unidade, Jacqueline Brumana, falou sobre a conquista. “Como diretora da E. Mz. Paulo Roberto Marinho, sinto-me honrada em proporcionar aos nossos alunos a troca de vivências e experiências que ultrapassem o ambiente da sala de aula. Conhecimento que expande fronteiras e abre as portas para o mundo”, afirmou.
A professora responsável, Eliane Damaceno, destacou a importância do projeto na vida acadêmica dos alunos. “Enquanto professora da série, achei de grande importância os alunos participarem desse projeto, pois assim conheceram um pouco mais sobre o tema vacinação, além de terem vivenciado uma realidade diferenciada, por meio da prova on-line e outros conhecimentos relacionados ao tema”, finalizou.
No sábado (21/10), os alunos Francinny Marques, Akyllis Firmino, Luiz Felipe Cavalcante e Luiz Pedro Cavalcante viajaram a Duque de Caxias acompanhados da equipe pedagógica da unidade e receberam a condecoração em medalhas. O encerramento aconteceu no Museu Ciência e Vida.
Para o aluno condecorado Akyllis Firmino, de 13 anos, a experiência de participar da II Olimpíada de Ciência e Arte abriu os horizontes para novas formas do saber. “Como aluno foi uma experiência muito construtiva, pois me proporcionou aprender coisas novas, interagir com pessoas diferentes e me abriu os olhos para novas oportunidades. Quero agradecer de coração à nossa professora, que nos incentivou em cada etapa e nos mostrou que é possível”, finalizou.