1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência é realizada em São Pedro da Aldeia

A 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência de São Pedro da Aldeia reuniu a sociedade civil e governamental para debater o tema “Cenário atual e futuro na implementação dos direitos das pessoas com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”. O evento foi realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMDEF/SPA), com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, na última quinta-feira (19/10), na 48ª subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ).

Na oportunidade, foi apresentado o vídeo realizado da pré-conferência. Em seguida, o advogado e assessor jurídico da Comissão da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa do Estado (ALERJ), Charles de Souza, que é deficiente visual, palestrou sobre os direitos das pessoas com deficiência e emocionou os presentes ao compartilhar sua experiência. Após a palestra, foi feita a leitura do regimento interno da Conferência Municipal.

Em seguida, foram votadas as propostas dos cinco eixos, sendo escolhidas três propostas de cada eixo temático e amplamente debatidas na pré-conferência entre os delegados e novamente lidas, esclarecidas e votadas.

Participaram da 1ª Conferência Municipal da Pessoa com Deficiência o assessor especial da Secretaria de Governo, Edmilson Bittencourt, a secretária adjunta de Assistência Social e Direitos Humanos, Denise Campos, o secretário adjunto de Obras e Desenvolvimento Urbano, Antônio Nepomuceno, a presidente e a vice-presidente do COMDEF/SPA, Ângela Del Rosário Santos e Fernanda Suzarte, respectivamente, a vereadora Mislene Conceição, a representante da OAB/SPA, Marcela de Oliveira Vidal, o representante da Superintendência da Pessoa com Deficiência do município de Cabo Frio, Antônio Junior, Guimar P. de Souza do Rotary e Conselho Comunitário de Segurança, Valdete da Silva, da Ong Amigas da Mama, Sra Nilce, da pastoral da Criança, Sergio Alex da Ong GPAM, Claudia Guimarães da APAE, a intérprete em libras da E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, Ona Meyer, além de conselheiros e outras entidades não governamentais.