Search

CAPS de São Pedro da Aldeia completa 22 anos de atuação

Atualmente, a unidade de saúde tem cerca de 1.100 usuários cadastrados

O Centro de Atenção Psicossocial Casarão da Saúde Sebastião Antônio Fernandes, o CAPS II  de São Pedro da Aldeia, completou 22 anos desde sua inauguração. O dispositivo, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, representa um grande marco no cuidado e atendimento às pessoas que enfrentam problemas psicológicos.

Na ocasião, a implementação do serviço deu cumprimento à Lei 10.216 de 6 de abril de 2001 e à Portaria 336 de 19 de fevereiro de 2002, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas com transtorno mental e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. A sede própria na Avenida Prefeito Waldir Lobo, Morro dos Milagres, chegou em maio de 2007.

Hoje, a unidade possui cerca de 1.100 usuários cadastrados, que são atendidos pela equipe multiprofissional. O CAPS aldeense presta atendimento em regime de atenção diária às pessoas com transtorno mental grave e persistente procurando preservar e fortalecer os vínculos sociais do usuário no seio familiar e no seu território.

Para celebrar os 22 anos de implementação do dispositivo, usuários, familiares e profissionais participaram de uma programação especial. Adriana Porto, moradora do Serviço de Residência Terapêutica, destacou o quanto é grata e como o CAPS é importante para sua vida, pois através dos serviços ofertados e o acompanhamento multiprofissional, hoje ela não se encontra internada em hospital psiquiátrico.

Os CAPS são pontos de atenção estratégicos da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS). São unidades que prestam serviços de saúde de caráter aberto e comunitário, constituído por equipe multiprofissional que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou transtorno mental, incluindo aquelas com necessidades decorrentes do uso de álcool e outras drogas, em sua área territorial, seja em situações de crise ou nos processos de reabilitação psicossocial.

Em São Pedro da Aldeia, o CAPS II atende prioritariamente pessoas em intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes, incluindo aqueles relacionados ao uso de substâncias psicoativas, e outras situações clínicas que impossibilitem estabelecer laços sociais e realizar projetos de vida.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui