Search

“Onda Azul contra o Diabetes” invade São Pedro da Aldeia

As atividades começaram no dia 14/11, Dia Mundial do Diabetes

As ações do projeto “Onda Azul contra o Diabetes” foram encerradas nesta sexta-feira (17/11). Na ocasião, foram oferecidos serviços de saúde gratuitos à população em São Pedro da Aldeia. Uma iniciativa do setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs), da Secretaria de Saúde, a “Feira Livre do Diabetes” foi um sucesso. 

O evento foi realizado no espaço da Feira Livre do Município. Na ocasião, a população contou com serviços de aferição de pressão arterial, medição do nível de glicose e avaliação nutricional, além de testes rápidos para hepatite.

Para a coordenadora das Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs), Rosangela da Costa Silva, a conscientização é fundamental. “Como a diabetes é uma doença muito silenciosa, a gente tá conscientizando a população do que é essa doença e como pode ser evitada. Temos um nutricionista que orienta sobre como é possível ter uma alimentação saudável, comendo de tudo. Também trouxemos testes rápidos de hepatite B e C. Nosso objetivo é proteger a população”, destacou.

Marcos Aurélio, morador há mais de 20 anos no bairro Campo Redondo, parabenizou a ação. “Já é a terceira vez que eu participo de uma ação assim, e eu acho importantíssimo, até mesmo para as pessoas fazerem um check-up rápido, pelo menos a nível de glicose e pressão, além de poder fazer o teste rápido para hepatite. Estão de parabéns”, relatou. 

Na quinta-feira (16/11), a população também teve acesso a exames e testes rápidos, além de receber informações para conquistarem bem-estar e mais qualidade de vida. A atividade foi realizada na Praça Agenor Santos, conhecida como Praça da Matriz, por meio do projeto “Educação para Proteger seu Futuro contra o Diabetes”. 

A Sra. Juliene da Silva Leal, moradora do bairro Fluminense, também esteve no evento na quinta-feira e falou a respeito: “Eu soube pela minha vizinha que a equipe estaria atendendo aqui na praça, então vim fazer os exames e verificar minha saúde. Achei muito boa a iniciativa, pois no posto de saúde, às vezes, passamos por filas e aqui foi tudo rápido e o atendimento foi maravilhoso” comentou.

Morador do bairro da Estação, o Sr. Adilson Pereira de Souza também aproveitou as atividades. “Nem sempre é simples conseguir alguns exames, e aqui consegui realizar vários procedimentos. Também aproveitei para me informar sobre os riscos da hepatite”, disse.

Sobre o projeto Onda Azul Contra o Diabetes

O projeto “Onda Azul Contra o Diabetes” teve início no dia 14 de novembro, Dia Mundial de Combate à doença, com a iniciativa “Empresa Amiga da Saúde”. Representantes dos estabelecimentos comerciais de São Pedro da Aldeia se vestiram de azul e ofereceram serviços de saúde aos funcionários.

O projeto também tem como objetivo a prevenção das complicações, detenção e orientação quanto ao enfrentamento à hepatite B. 

O setor de Doenças e Agravos não Transmissíveis (DANTs) passou instruções a 348 trabalhadores por meio de aferição de pressão arterial, medição do nível de glicose e avaliação nutricional. Dentre os estabelecimentos que participaram da ação, estão supermercado atacadista, empresa atacadista e de varejo de itens para o lar, supermercado e academia.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui