Reciclagem e responsabilidade social. Os integrantes da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca de São Pedro da Aldeia se reuniram com a representante estadual e nacional dos catadores do Rio de Janeiro e presidente da União Nacional das Organizações Cooperativistas Solidárias (Unicopa), Claudete Costa. O encontro teve como objetivo tratar de um importante assunto: a destinação adequada dos resíduos sólidos.
Visando tomar medidas que sigam na direção da sustentabilidade, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia entende a necessidade de incorporar em sua política pública uma atitude responsável no seguimento socioambiental.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira destacou o trabalho realizado pela pasta e falou sobre a importância da ação dos catadores de recicláveis. “Estamos nos esforçando para tornar São Pedro da Aldeia um município mais sustentável aderindo ao programa de coleta seletiva. Não podemos deixar de destacar também a importância do serviço que os catadores prestam coletando o lixo reciclável, contribuindo para uma cidade mais limpa e auxiliando na preservação do meio ambiente”, apontou.
Atualmente, os resíduos domiciliares são destinados ao aterro sanitário, porém a Secretaria de Meio Ambiente segue com empenho para aderir ao programa de coleta seletiva na cidade e contribuir para inclusão dos catadores na cadeia produtiva da reciclagem formando uma cooperativa de recicladores. Com isso, toneladas de resíduos poderão ser reaproveitados pelas indústrias como matéria prima, diminuindo o impacto na natureza e aumentando o tempo útil do aterro sanitário.
Representaram a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca aldeense, o diretor Leonardo Rosas e a gestora ambiental Aline Beatriz Santos.