A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e em parceria com a Associação de Mulheres Afrodescendentes (AMANS), realizou a 2ª edição do Prêmio Zumbi dos Palmares. Em uma noite repleta de emoções, o evento homenageou cidadãos que se dedicam à luta contra o racismo e outras intolerâncias.
A coordenadora da Promoção da Igualdade Racial, Fernanda Costa, destacou a importância da iniciativa. “O Prêmio Zumbi dos Palmares tem como finalidade destacar e homenagear personalidades com atuação em prol da comunidade afrodescendente. Destaco a importância de homenagear essas figuras de nossa sociedade, pessoas que representam força e luta do povo negro. Consciência negra é dar visibilidade ao povo afro-brasileiro, que desde a diáspora africana viviam à margem da sociedade, sofrendo com as mazelas das desigualdades raciais. Tivemos uma noite emocionante, de trocas de experiências”, destacou.
O prêmio foi criado em 2022 como parte das atividades que compõem o mês da Consciência Negra, celebrado em novembro, e busca abordar o cotidiano do negro, a cultura, os ritmos e dança afro-brasileira, no intuito de trazer para o público uma imagem do negro em toda sua beleza e altivez. Com o objetivo de mostrar a cultura popular das diversas comunidades do território, a iniciativa ressalta valores e temáticas importantes na cultura como a oralidade, memória, ancestralidade, identidade e, sobretudo, o notório saber dos mestres populares e a valorização da cultura de matriz africana.
A cerimônia contou com apresentação da cantora Paula Azevedo e exposição de trabalhos da Lelegra, além de oferecer um momento de confraternização.
O secretário adjunto de Segurança e de Ordem Pública, José Renato Alves Pinheiro, foi um dos homenageados e falou sobre o reconhecimento. “A sensação é de gratidão por este reconhecimento do 2º Prêmio Zumbi dos Palmares, que é ofertado a pessoas e instituições que se destacam nessa luta e, mais do que nunca, ser contemplado um agente de segurança pública municipal. Sou grato e isso só acontece por conta do desenvolvimento do meu trabalho no dia a dia, também sou grato pelos companheiros que colaboram comigo, que ombreiam comigo e naturalmente as minhas atividades, dentro da minha instituição, junto com estes irmãos guerreiros da Guarda Civil Municipal, que me levaram a ser escolhido e ao destaque para ser premiado. Gratidão à minha família que sempre me apoia muito, meus filhos, minha esposa, meus pais, aos meus amigos que acreditam no trabalho desenvolvido e confiam na nossa atividade no dia a dia. Que Deus abençoe a todos”, declarou José Renato.
A presidente da Associação de Mulheres Afrodescendentes Nair de Souza, Luzia dos Santos, também falou sobre o evento. “É muito importante a cidade reconhecer os valores dessas pessoas que, em seu cotidiano, lutam por igualdade e ocupam seu espaço na sociedade. O Prêmio Zumbi é um reconhecimento importantíssimo, onde a cidade de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Assistência Social e a Coordenação de Políticas Públicas da Igualdade Racial, com a chancela da AMANS, referenda aqueles que contribuem para uma sociedade mais justa e de oportunidades iguais”, afirmou.
Também estiveram presentes no evento o secretário de Cultura, Thiago Marques, a diretora de Cultura, Giselle Ruiz, e a diretora de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, além de familiares dos agraciados.
Confira todos os homenageados pelo 2º Prêmio Zumbi dos Palmares:
Alex Salles (Lelek)
Carlinhos
Debora Furtado Leal
Diego Costa Silva
Diego Feliciano
Fabio Rodrigues dos Santos
Fabricio de Souza Reis
Giriard dos Santos
Heber Norberto (MNU- SPA)
Joelson de Mendonça
José Renato Alves Pinheiro
Júlio Cesar
Marcia Cristina Carvalho Lisboa Eduardo
Geraldo de Oliveira Terra (Mestre Neguinho)
Michelle Dutra dos Santos
Sérgio Peniche
Luciléia Rodrigues da Conceição