Mais uma conquista para os pescadores aldeenses. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, realiza, pela primeira vez no município, a retirada do talonário fiscal do pescador. O marco agrega valor comercial, pois o profissional pode transportar seu pescado para outros municípios e estados, além de poder realizar a venda para grandes mercados e restaurantes. A nota fiscal é uma garantia do produto que está sendo comercializado, trazendo segurança para ambas as partes.
A iniciativa é realizada em parceria com a Fundação Instituto da Pesca do Estado do Rio de Janeiro (FIPERJ), com a Associação de Pescadores Artesanais e Amigos Praia da Pitória (APAAPP) e com a Associação de Pescadores Artesanais da Praia da Baleia (ASPAPRAB).
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destacou os benefícios para a categoria. “Isso é importante porque tira o pescador da informalidade, além de favorecer os dados da estatística pesqueira. Ele passa a ter acesso a crédito, mas é importante reforçar que isso precisa de renda comprovada, então a emissão de nota fiscal é um ganho extremamente positivo para o pescador”, explicou o secretário.