Os alunos da turma multisseriada para pessoas com deficiência auditiva da E. M. de Educação Especial Pedro Paulo Lobo de Andrade, no Centro, tiveram uma tarde especial e realizaram mais uma colheita da horta agroecológica implementada pela Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho de São Pedro da Aldeia. Os alimentos, colhidos pelos próprios alunos na quarta-feira (06/12), são utilizados pelas merendeiras da unidade escolar nas refeições.
O secretário da pasta, Thiago Ribeiro, acompanhou a colheita feita pelos alunos Kethelyn Garcez, Sophia Nascimento e Apolo Guilherme Braz de Almeida, que, além de colherem pés de alface e beterraba, também regaram as mudas. “O nosso grande objetivo com esse projeto é trazer as hortas agroecológicas para as escolas. Realizamos essa iniciativa para que o aluno também compartilhe o conhecimento e aprenda como cultivar, como fazer a colheita e irrigar as hortaliças. Além disso, também é uma forma de alimentação saudável, que ensina as crianças tanto na zona urbana e rural, uma forma totalmente fácil e vantajosa de comer alimentos orgânicos”, explicou.
Localizada nos fundos da escola, a horta do EMESPP cultiva hortaliças e raízes de beterraba, cebolinha, alface, almeirão, salsa e rúcula. A iniciativa complementa o projeto anual da escola, “Crescer e Florescer”, que busca trabalhar com os alunos as questões de alimentação saudável e plantio.
O diretor da unidade, Jucelino Ramalho, falou sobre os benefícios da iniciativa para os alunos. “A horta sempre foi um sonho de toda a equipe. Os alunos têm um espaço que eles podem realmente por a mão, manusear, sentir os cheiros e ter, realmente, aquela questão de pertencimento. Eles conseguem acompanhar todo o processo do crescimento até a colheita. Além disso, com a horta, eles trabalham com a coordenação motora fina, pois eles pegam, plantam, molham as plantas e, também, o conhecimento adquirido. Eu construí a estrutura em setembro e em outubro a Secretaria trouxe as mudinhas e construíram os canteiros”, comentou.
CONHEÇA O PROJETO
O Projeto Semeando o Futuro é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Trabalho em parceria com a Secretaria de Educação e a EMATER-Rio. O objetivo é implantar hortas agroecológicas nas unidades escolares do município, além de capacitar toda comunidade escolar com cursos e treinamentos, promovendo um ambiente saudável e propício para o aprendizado dos alunos.
As mudas utilizadas nas escolas são produzidas no Horto Municipal. O local conta com uma “horta modelo” do projeto, instalada dentro da estufa e com sistema de irrigação. Os produtos colhidos no espaço são entregues a instituições e projetos sociais do município.