A Prefeitura de São Pedro da Aldeia e o Governo do Estado do Rio de Janeiro se uniram em uma ação de assessoramento técnico direcionado às equipes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH). O encontro aconteceu na quarta-feira (06/12), na sede da UNOPAR, e abordou o tema “Serviço socioassistencial ofertado na unidade pública do CREAS e Serviço especializado de abordagem social”.
A ação reuniu a equipe do departamento de Gestão do SUAS, as coordenadores dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), além de seus técnicos.
Representando a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, estiveram presentes a coordenadora da Proteção Social Especial de Média Complexidade, Graziela Mônica de Oliveira Rosario, e a assessora técnica, Gleice Faria de Almeida. Pela SASDH, participaram a diretora de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, e a diretora das Proteções Sociais Básica e Especial.
A diretora Aline Manhães ressaltou a importância do assessoramento para as equipes técnicas da Secretaria. “Esse assessoramento técnico sobre abordagem social é crucial para orientar e aprimorar intervenções, garantindo uma abordagem sensível, eficaz e ética em questões sociais. Esse suporte especializado contribui para melhor compreensão dos desafios, desenvolvimento de estratégias eficientes e maximização do impacto positivo nos indivíduos ou grupos de pessoas atendidas”, explicou.
A coordenadora Graziela Mônica de Oliveira Rosario também comentou sobre a ação socioassistencial das equipes do Estado, reiterando as atribuições e competências previstas na Política Nacional de Assistência Social (2004) e NOB SUAS (2012). “O dia foi de muito trabalho, participação, discussões, trocas de experiências e orientações técnicas”, destacou.
O serviço de abordagem social realizado no CREAS visa identificar, acolher e intervir em situações de vulnerabilidade e violações de direitos, promovendo o acesso a serviços e o desenvolvimento de planos de atendimento personalizados para indivíduos e famílias em situações de risco social.
A equipe do CREAS de São Pedro da Aldeia realiza abordagem social à população em situação de rua de forma planejada, em horários diurnos e noturnos. São realizados, ainda, atendimentos por demandas espontâneas, com a oferta de acolhimento institucional e encaminhamentos às demais políticas e serviços, orientações sobre o Cadastro Único para a possibilidade de inserção em programas de transferência de renda, entre outros.
O CREAS está localizado na Avenida Getúlio Vargas, s/nº, no Centro e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.