As adolescentes e mulheres de São Pedro da Aldeia, com idade a partir de 13 anos, já podem participar do Programa Empoderadas. A iniciativa ensina técnicas de defesa pessoal, além de oferecer suporte psicológico e orientações jurídicas. As aulas acontecem no CRAS Anibal Martins, no bairro Parque Estoril, às terças e quintas-feiras, das 9h às 11h. As inscrições são feitas no local.
O polo do Programa Empoderadas no município aldeense é fruto de uma parceria entre a Prefeitura da cidade, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, e o Governo do Estado.
A usuária Rejane Pereira Ferreira participou do primeiro encontro no polo e comentou sobre a iniciativa. “Achei muito maravilhoso. Logo pela manhã, poder tirar esse tempo para a gente e conversar sobre esse tema foi bem revigorando. Aconselho todas as mulheres a virem participar”, destacou.
A diretora de Direitos Humanos, Luciana de Oliveira, também esteve presente. “Fiz questão de participar da primeira aula para também sentir o que as nossas alunas irão vivenciar durante os encontros. Achei maravilhoso receber informações e técnicas de proteção”, afirmou.
O Programa Empoderadas tem como objetivo interromper o ciclo de violência doméstica e capacitar o público para o enfrentamento à violência contra meninas e mulheres. A iniciativa oferece, de forma gratuita, técnicas de defesa pessoal, além de todo o suporte psicológico, orientações para identificar um relacionamento abusivo e empreendedorismo, dentre outras atividades importantes para as mulheres vítimas de violência doméstica.
O CRAS Anibal Martins está localizado na Rua Timóteo Duarte, quadra 3, lote 12, 165 A, no Parque Estoril.