A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno de Espectro Autista (CIPTEA) continua a ser distribuída em São Pedro da Aldeia com o objetivo de garantir direitos, inclusão e mais qualidade de vida ao cidadão aldeense. Ao longo de 2023, a Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos emitiu 232 carteirinhas, entregues junto ao colar que contém o símbolo internacional do autismo.
O trabalho é resultado das ações de mobilização e conscientização da sociedade aldeense em conjunto com os Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) do município, além da promoção de diversos mutirões de emissão.
A coordenadora PCD, Rosângela Almeida, falou sobre o serviço realizado ao longo do ano. “A CIPTEA, além de exercer seu papel de identificação da pessoa com TEA nos espaços públicos, garantindo o acesso prioritário por lei, tem um papel fundamental na formulação de futuras políticas públicas destinadas a esse público em nosso município. Um exemplo recente é que conseguimos identificar um número considerável de adolescentes e adultos autistas por meio do sistema da carteirinha e iremos nos mobilizar para, no próximo ano, executar ações específicas com esse grupo, trazendo-os ao protagonismo de fala e discussões das políticas públicas que precisam ser pensadas e elaboradas para a realidade deles”, destacou.
SAIBA COMO SOLICITAR A CIPTEA
A Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista garante atenção integral e atendimento prioritário nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas social, educação, saúde e pronto atendimento.
A solicitação deve ser feita no CRAS, de segunda a sexta-feira, de acordo com o horário de atendimento dos equipamentos. Clique aqui para acessar os endereços e funcionamento de cada Centro. (https://portal.pmspa.rj.gov.br/unidadeacaosocial.php)
Confira a documentação exigida:
RG e CPF do responsável legal
RG e CPF da pessoa com TEA
Comprovante de residência
Laudo Médico
Documento médico que informa tipo sanguíneo e fator RH
Duas fotos 3×4
- Levar originais e cópias.
Mais informações devem ser solicitadas pelo telefone (22) 2627 4550 ou pelo e-mail sasdh@pmspa.rj.gov.br.