Search

Programa Saúde na Escola retoma projeto de intervenção nutricional em São Pedro da Aldeia

A temática para 2024 é “Nutrir com Sabor e Saber”

O Programa Saúde na Escola (PSE), iniciativa conduzida pelas Secretarias de Saúde e de Educação, retomou os trabalhos de intervenção nutricional em São Pedro da Aldeia. A nova fase do projeto irá envolver os alunos e suas famílias. A proposta para o ano de 2024 conta com abordagem multidisciplinar para o projeto “Nutrir com Sabor e Saber” e marca um avanço significativo na promoção da saúde infantil no município.

Para a retomada do trabalho, uma reunião foi realizada com os profissionais vinculados ao projeto para apresentação da proposta, que foi feita pela coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Eduarda Cardoso, e pela nutricionista Paula Groult, com apoio da Coordenação dos Programas Federais. Os materiais produzidos para os pais serão disponibilizados on-line.

Uma das novidades de 2024 é a integração de profissionais da Secretaria de Esportes e Lazer ao projeto, além de outros especialistas da rede de saúde. Essa é uma forma dos profissionais envolvidos reconhecerem a complexidade do desafio da obesidade infantil e adotarem uma abordagem transdisciplinar.

Na última semana, a equipe do NEPS recebeu cestas básicas do grupo Bristow, que serão distribuídas para as famílias em maior vulnerabilidade social, participantes do projeto “Nutrir com Sabor e Saber”.

A inclusão de pais em oficinas e palestras sobre educação nutricional e sustentabilidade alimentar é caracterizada como uma estratégia inovadora, que visa não apenas informar, mas envolver as famílias de maneira ativa no processo de promoção de hábitos saudáveis. A abordagem educativa busca impactar as crianças e criar um ambiente de apoio em casa, essencial para a sustentabilidade das mudanças de estilo de vida.

A coordenadora Eduarda Cardoso acredita que, ao investir na educação, na participação familiar e na colaboração entre diferentes setores, espera-se construir as bases para comunidades mais saudáveis e resilientes. “A inclusão de pais em oficinas e palestras sobre educação nutricional e sustentabilidade alimentar é uma estratégia inovadora, que visa não apenas informar, mas envolver as famílias de maneira ativa no processo de promoção de hábitos saudáveis. A abordagem educativa não apenas impacta as crianças, mas cria um ambiente de apoio em casa, essencial para a sustentabilidade das mudanças de estilo de vida. O ‘Nutrir com Sabor e Saber’ representa uma visão abrangente e inovadora para moldar um futuro mais saudável para as crianças com obesidade”, afirmou.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui