Search

Sala do Empreendedor alerta MEIs para prazo da Inscrição Estadual

Microempreendedores Individuais terão até o dia 29 de março para estarem em dia

Os Microempreendedores Individuais (MEIs) da área de vendas do Estado do Rio de Janeiro que ainda não se registraram têm mais uma oportunidade para realizarem voluntariamente a Inscrição Estadual. A Secretaria de Fazenda, por meio da Sala do Empreendedor, alerta que o prazo foi prorrogado para o dia 29 de março. Lançado pela Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ), o cadastro é obrigatório para profissionais da categoria que exercem atividade com incidência de ICMS no Estado. 

Mais de 118 mil MEIs já adquiriram a inscrição, no entanto, de acordo com um levantamento do DataSebrae, o Estado do Rio de Janeiro contabiliza quase 260 mil atuantes nesse segmento. O subsecretário de Estado de Receita, Adilson Zegur, destacou que esta será a última prorrogação. 

Com o objetivo de ampliar a atuação dos profissionais nas operações de vendas, o cadastro habilita os empreendedores a oferecerem produtos em plataformas de marketplace que pedem o registro na Sefaz e comprar mercadorias de fornecedores que também fazem essa exigência. A categoria também passa a emitir gratuitamente a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e a Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) pelo celular, no aplicativo Nota Fiscal Fácil (NFF).

Com o novo prazo, o registro passará a ser obrigatório no dia 30 de março. O pedido deve ser feito no portal da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja), www.jucerja.rj.gov.br, clicando em “Serviços”, “REGIN”, “Serviços REGIN” e “Pedido de Legalização da Inscrição”. Após concluir o procedimento, deve ser feito o login no sistema para preencher e enviar o formulário. A solicitação é respondida em até uma hora. O MEI de venda que não cumprir o prazo pode se tornar alvo de fiscalização da Receita Estadual.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui