A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no 5º Simpósio de Autismo da Universidade Federal Fluminense (UFF). O município foi representado por servidores da Secretaria Municipal de Saúde, que atuam no Núcleo de Educação Permanente em Saúde, Centro de Reabilitação e Saúde Mental. O evento teve como tema o suporte pedagógico e social, com o intuito de fornecer aos indivíduos com transtorno do espectro autista (TEA) a possibilidade de um melhor desenvolvimento, com acesso às melhores tecnologias e profissionais, por meio de um olhar transdisciplinar.
Na oportunidade, os participantes acompanharam um evento com abordagem inovadora e transdisciplinar com objetivo de discutir e propor soluções para inclusão efetiva da pessoa com TEA em todas as fases da vida. Durante o encontro, foram desenvolvidas mesas de discussões multidisciplinares, contemplando profissionais da saúde (médicos e terapeutas), representantes da gestão educacional e de Atendimento Educacional Especializado (AEE), profissionais de direito, além de cientistas com expertise na área do autismo, proporcionando visões diferenciadas sobre o manejo e inclusão da pessoa autista.
A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Thalisia dos Santos, falou sobre o momento. “Do ponto de vista da saúde, foi uma experiência enriquecedora e temos certeza que as aprendizagens serão multiplicadas no nosso município. Estaremos prontos e motivados para acolher, cuidar e amar ainda mais os usuários com TEA em todos os equipamentos de saúde de São Pedro da Aldeia”, afirmou.
Dentre os palestrantes, destaca-se a presença do influenciador digital, o Dr. e professor Lucelmo Lacerda, uma referência na área do autismo, bem como o Dr. psiquiatra Caio Abujadi, especialista na área clínica, e o Dr. José Otávio, terapeuta ocupacional com diagnóstico de TEA. Além da participação efetiva de pessoas com autismo em todas esferas, desde a organização, como voluntários, participantes e palestrantes, demonstrando o comprometimento efetivo com a inclusão.
A coordenadora do NEPS, Eduarda Cardoso, também falou sobre a iniciativa. “Agradecemos a toda comissão organizadora, ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Autismo, à Associação Caminho Azul e também à professora Dra. Diana Cavalcanti pela oportunidade do NEPS atuar na relatoria do evento. Nossa gratidão à Secretaria Municipal de Saúde por acreditar na educação permanente dos seus profissionais, para manutenção dos serviços oferecidos pela secretaria, sempre com olhar inclusivo e acolhedor”, comentou.
O Simpósio teve como proposta a criação de um documento norteador sobre inclusão da pessoa autista da Educação Infantil até o mercado de trabalho, com base nas mesas e debates do evento. O material será publicado em breve para instrumentalização dos profissionais que atuam no atendimento às pessoas com TEA.