A Prefeitura de São Pedro da Aldeia realizou uma visita técnica ao Instituto SENAI de Tecnologia, Automação e Simulação (ISTs) e ao Instituto SENAI de Inovação, Sistemas Virtuais de Produção (ISIs), localizados no Rio de Janeiro. Na oportunidade, os secretários de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, e de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, puderam conhecer a estrutura dos dois institutos e cases de sucesso na área de tecnologia e inovação.
Os servidores aldeenses foram recebidos pelo coordenador de Serviços Tecnológicos, André Guerra, o gerente regional, Anderson Carolo, a analista de relacionamento com o mercado, Rita Perez, e o pesquisador Lucas Lisboa, que apresentaram as instalações do ramo de tecnologia.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, falou sobre o momento. “Nós vimos grandes oportunidades para trazer ao nosso município, em breve, o polo de cursos técnicos. Vimos muitos cases de sucesso na parte de tecnologia e inovação; conhecemos o Senai + Digital, com a indústria 4.0, e eles fomentam um trabalho bacana com as crianças da comunidade. Ao fazer estes cursos, estes alunos rapidamente entram no mercado de trabalho, pois as empresas os contratam nos períodos finais. Ficamos impressionados com os projetos vistos por lá e ficamos mais entusiasmados na parceria com a Firjan aqui na nossa região”, destacou.
É importante destacar que a parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Firjan tem gerado ótimos frutos para a população aldeense. Ao longo de 2023, cerca de 300 pessoas foram qualificadas para o mercado de trabalho por meio de cursos gratuitos. As oportunidades contemplaram áreas como assistente administrativo, aplicador de revestimento de cerâmica e auxiliar de operações logísticas, entre outros. Em breve, o município contará com um polo para ampliar a capacidade de qualificação profissional técnica.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, avaliou positivamente a ação. “A visita ao Senai/Firjan foi de suma importância para entender a evolução do mercado de trabalho atual e a necessidade do município em acompanhar essa inovação. Trazendo os cursos de qualificação da área tecnológica dessa instituição, garantimos profissionais aptos a ocupar a demanda atual e da Região”, afirmou.
Também participaram da visita técnica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e a chefe de Divisão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Vanusa Arruda.