Search

Museu Regional do Sal celebra um ano de aniversário com abertura de exposições

Espaço agora conta com mais uma exposição permanente relacionado ao uso do sal

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos comemorou o seu primeiro ano de funcionamento, nesta quinta-feira (30/05). Os destaques foram as aberturas das exposições “Museu do Sal: 1 Ano de Arte, Cultura e História” e “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, do Coletivo Bordado Solidário. Estiveram presentes, a secretária de Turismo, Claudia Tinoco, e os secretários de Cultura, Thiago Marques, e de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves. A programação de aniversário continua nesta sexta-feira (31/05), com a Roda de Causos, a partir das 18h, e no sábado (01/06), com a feira Aldeia Criativa, a partir das 17h. 

O museu aldeense já atraiu cerca de 6.700 visitantes e conta com uma sala de vídeo, uma área de exibição de imagens da história universal do sal, uma sala de exposições diversas e o salão principal. Agora, o espaço conta com mais uma exposição permanente com o lançamento de cinco novos temas relacionados ao sal: “O sal e a saúde”, “O sal e a culinária”, “O sal e a indústria”, “O sal e a estética” e “O sal e o turismo”.  

No início da cerimônia, a secretária Claudia Tinoco agradeceu ao público presente. “Temos, aqui, pessoas tão importantes, pessoas relevantes na sociedade, pessoas que amam a arte. Quero agradecer aos meus amigos secretários que são grandes parceiros da Secretaria de Turismo, e a todos vocês, sejam bem-vindos”, afirmou. 

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à secretária municipal de Educação, Sheila Atalla, falecida no último 26 de maio. Com uma longa e significativa trajetória no serviço público municipal e estadual, ela foi reconhecida por sua dedicação e amor à Educação. A secretária adjunta da pasta, Elaine Mendes, realizou um discurso emocionante ao público. 

A segunda homenagem da noite foi para o artista Flávio Rangel. Também escultor e pintor, Flávio é o responsável por três obras expostas no Museu Regional do Sal, a escultura “O Salineiro”, a maquete que mostra os tempos áureos da salina em São Pedro da Aldeia e o tapete de sal, todos ambientados no salão principal do espaço. Bastante emocionado, o artista agradeceu ao público acompanhado da família e amigos, como o artista Lobinho. 

O secretário de Cultura, Thiago Marques, falou sobre o artista. “Quero agradecer a Claudia por essa sensibilidade em homenageá-lo aqui no Museu do Sal. O Flávio é um artista que poderia estar em qualquer lugar do mundo, vivendo da arte. Ele tem uma sensibilidade impressionante. Todos que olham o trabalho dele ficam impressionados. Ele é um artista que é dedicado à cidade de São Pedro da Aldeia”, comentou.

Outro destaque da noite foi a abertura da exposição “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, do Coletivo Bordado Solidário. A presidente do Coletivo, Rosângela Ribeiro, falou sobre a trajetória que culminou no livro homônimo da exposição. Nas paredes do Museu do Sal, há também obras de artistas da Região dos Lagos e o público pode adquiri-las. Além disso, o livro “Gabriel Joaquim dos Santos e a Casa da Flor: Bordando o Sonho, a Flor e a Casa”, também está à venda no local. 

A primeira noite de programação de aniversário do Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos foi uma realização da Secretaria de Turismo em parceria com a Secretaria de Cultura. Também estiveram presentes o artista plástico Manoel Plácido, que realizou caricaturas ao vivo, o presidente da Academia de Letras e Artes da Região dos Lagos, Claudio Fouraux, entre outras autoridades e membros da sociedade civil. 

Nesta sexta-feira (31/05), a programação de aniversário do Museu Regional do Sal continua com a Roda de Causos que contará com a participação de Davi Monteiro, Dimas Tadeu, Elias Marinho, José de Alencar Ferreira, Lis Badu, Paulo Jorge dos Santos e Ruy Pinheiro. A conversa começa a partir das 18h.

O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta a domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h. É necessário agendamento para visitação em grupo.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui