Search

“Roda de Causos da Aldeia de São Pedro” anima a noite de sexta (31) no Museu Regional do Sal

Programação faz parte das comemorações de um ano do espaço

A noite de sexta-feira (31/05) foi recheada de histórias cômicas, marcantes e populares no Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos. Seguindo com as celebrações de um ano de abertura do espaço, a Secretaria Municipal de Turismo realizou a primeira edição da “Roda de Causos da Aldeia de São Pedro”, com participação de cidadãos aldeenses, memorialistas e convidados de outras cidades. Os participantes compartilharam narrativas que têm como pano de fundo a São Pedro da Aldeia dos anos 30, 40, 50 e 60. O evento foi aberto ao público.

Os “contadores de causos” desta primeira edição foram o memorialista e pesquisador, Sr. Geraldo Luís Ferreira, a artesã e comerciante aldeense Guimar Souza, o analista de sistemas e escritor Paulo Jorge dos Santos, a arquiteta Lis Badu, o engenheiro químico e psicólogo Ruy Pinheiro, o memorialista e pesquisador Davi Monteiro Gomes e o pesquisador Elias Marinho.

O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, falou sobre a iniciativa. “Há algum tempo, nos propomos a fazer um resgate dessa cultura que está indo embora, que é a cultura dos casos. O que são os casos? Os casos são histórias. Às vezes totalmente mentira, às vezes totalmente mentira, às vezes meio verdade, meio mentira, mais verdade, mais mentira (risos). Histórias que vão se modificando com o tempo, que vão passando de geração para geração. São narrativas que ou nos deixam grandes lições das pessoas que passaram, ou nos fazem rir. São duas coisas muito boas, na verdade.  A principal ideia é trazer de volta essa manifestação cultural”, disse.

Foto: Denis Costa

O primeiro contador de causos da noite foi o pesquisador e memorialista Geraldo Luís Ferreira.  O Sr. Geraldo, como é conhecido no município, trouxe crônicas esportivas das equipes de futebol aldeenses do século XX. 

“O resgate da memória é fundamental. Alguém já disse com muita sabedoria que memória e identidade são conceitos muito correlacionados. E dizia também que quem esquece o seu passado não sabe quem é, perdeu a sua identidade. Então é fundamental que periodicamente a gente esteja revendo aspectos da nossa cultura que identifiquem a gente com a nossa terra”, destacou Geraldo.

Guimar Souza, conhecida como Dona Guimar, também participou da roda de causos e relembrou histórias cômicas da política aldeense nos anos 40 e 50.  Já o pesquisador Davi Monteiro Gomes fez um resgate das “lendas urbanas” da cidade no período que antecedeu a urbanização em São Pedro da Aldeia. 

Paulo Jorge destacou causos engraçados de sua infância no bairro aldeense Pau Rachado e a arquiteta Lis Badu compartilhou histórias do saudoso pescador e contador de causos aldeense, Badu, seu avô.

O pesquisador iguabense Elias Marinho trouxe causos do antigo distrito de Iguaba Grande, quando o  hoje, município, ainda pertencia a São Pedro da Aldeia. O aldeense Ruy Pinheiro também dividiu causos de sua infância na Aldeia.

As comemorações do primeiro aniversário do Museu Regional do Sal seguem neste sábado (01/06), com a Feira Aldeia Criativa, das 17h às 22h. O Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos está localizado na Rodovia Amaral Peixoto (RJ-106), na altura do bairro Flexeira, e funciona de quinta a domingo, incluindo feriados, das 13h às 19h. É necessário agendamento para visitação em grupo.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui