Search

Professores da rede municipal aldeense participam de oficina on-line sobre Ypiranga dos Guaranys

Encontro será ministrado pelos pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira

Os professores de São Pedro da Aldeia terão a oportunidade de conhecer a história do primeiro indígena universitário do Brasil, José Peixoto Ypiranga dos Guaranys. A 2ª oficina on-line “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, acontece nesta quinta-feira (06/06), em dois turnos, pela manhã, das 9h às 11h, e pela tarde, das 14h30 às 16h30. O evento é gratuito, com transmissão pelo YouTube e Facebook da Editora Sophia. Clique aqui (manhã) e aqui (tarde) para acessar.

A iniciativa acontece em parceria com a coordenação do 2º Segmento da Secretaria de Educação e com a coordenação pedagógica de História de São Pedro da Aldeia. Os pesquisadores Marcelo Sant’Ana Lemos e Luiz Guilherme Scaldaferri Moreira apresentarão detalhes sobre a vida de Ypiranga dos Guaranys. Em seguida, haverá momento para perguntas e respostas. 

A oficina on-line é uma das etapas do projeto “Ypiranga dos Guaranys em Cabo Frio: atuação cultural, política e econômica do primeiro indígena universitário do Brasil (séc. XIX)”, realização do Governo Federal, Ministério da Cultura, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, através do edital Diversidades em Diálogo – Lei Paulo Gustavo.

José Peixoto Ypiranga dos Guaranys nasceu em 1824, natural de Cabo Frio e oriundo da aldeia de São Pedro da Aldeia. Entre os anos de 1840 e 1876, ele foi vereador por vários quadriênios, chegando inclusive a presidir a Câmara Municipal de Cabo Frio. 

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui