Search

Trabalho intersetorial é tema de simulado da Defesa Civil Estadual

Profissionais colocaram em prática o Plano de Ação elaborado pela Defesa Civil Municipal com situações hipotéticas

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia segue com o trabalho intersetorial para a prevenção e mitigação de danos em casos emergenciais no município. Visando manter as equipes envolvidas em casos de desastres naturais atualizadas, a Defesa Civil Regional – Redec 9 (Baixada Litorânea) apresentou uma palestra seguida de simulado para representantes das Secretarias de Segurança e Ordem Pública, por meio da Defesa Civil e da Guarda Civil Municipal; de Obras e Desenvolvimento Urbano; de Meio Ambiente e Pesca, junto à Guarda Ambiental; de Serviços Públicos e de Assistência Social e Direitos Humanos. 

Para o coordenador da Defesa Civil, Michel Cavalcanti, a união entre as secretarias e as esferas municipais e estaduais é fundamental para a melhor atuação em eventos adversos. “Considero de suma importância a execução dessa palestra com simulado ministrada pela Defesa Civil Estadual. Apenas com a integração entre a Defesa Civil e as Secretarias Municipais será possível combater os possíveis cenários de riscos oriundos de eventos adversos”, comentou. 

Foto: Cleydson Alan

Na ocasião, o coordenador regional da Defesa Civil – Redec 9, Tenente-coronel Marcos Neiva destacou a importância do trabalho conjunto e a comunicação entre os diferentes setores municipais. Segundo o subcoordenador da regional de Defesa Civil, o Tenente Barroso, é de suma importância que cada setor saiba o que fazer em caso de uma situação emergencial. Assim, os danos são reduzidos e o trabalho é agilizado.

O assessor técnico da coordenadoria regional, Tenente Miranda, com mais de 25 anos de experiência profissional, aplicou um simulado para os participantes considerando locais monitorados do município e em condições hipotéticas. A atividade colocou em prática as diretrizes do Plano de Ação definido pela Defesa Civil Municipal para o Grupo de Respostas de Ações Coordenadas ( GRAC), no âmbito municipal.

Foto: Cleydson Alan

Cada representante das Secretarias Municipais envolvidas teve a oportunidade de apresentar o preparo para cada cenário apontado e foram identificados os pontos fortes e os que necessitam de mais atenção. Foram destacadas, ainda, situações hipotéticas que precisam de um planejamento prévio eficaz, como a retirada de pessoas acamadas em situação de risco.

A assessora técnica do departamento de gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), Cristiane Generoso, participou do evento junto à diretora das Proteções Sociais Básica e Especial da Secretaria de Assistência Social, Monique Pinheiro. Assistente social e bombeira civil, Cristiane destacou a importância da ação. “Esse tipo de iniciativa é muito importante para termos o passo a passo e as ações definidas atualizadas. Assim, quanto mais fizermos esse acompanhamento, em caso de uma emergência, estaremos de prontidão e preparados para atuarmos e orientarmos a população com agilidade e eficiência”, afirmou.

Foto: Cleydson Alan

A Defesa Civil Regional – Redec 9 tem como papel primordial atuar junto às Coordenadorias de Proteção e Defesa Civil, garantindo as boas práticas, e fazer a ligação entre o poder público municipal e o estadual e federal.  

Durante a palestra, foram abordados temas como os níveis de desastres naturais nas cidades e a atuação das esferas públicas em cada situação. Também foram pautados temas considerados como conhecimento geral, mas que muitas pessoas ainda têm dúvida, como a medição do índice pluviométrico em dias de fortes chuvas. Um dos exemplos dados foi que 90 mm em uma hora significa que caíram 90 litros de água por metro quadrado da cidade. 

Foi distribuído, ainda, um roteiro de relatório para preenchimento em situações emergenciais em que as equipes estão atuando nas ruas. Toda a equipe da Defesa Civil presente ressaltou a importância de cumprir os prazos do documento. 

Vale destacar que, ciente da importância do trabalho intersetorial, a Prefeitura aldeense preparou um esquema de contingência durante o último período de alerta de fortes chuvas na região, com equipes de prontidão. No final de janeiro de 2024, a Defesa Civil Municipal solicitou a presença da Defesa Civil Estadual com as fortes chuvas registradas na cidade. 

O que a população deve fazer em caso de emergências

O coordenador da Defesa Civil aldeense, Michel Cavalcanti, reforça a importância da população acionar o órgão para registrar as ocorrências. “Temos à disposição da população diversos meios de contato para notificar emergências. É muito importante frisar que qualquer situação de risco deve ser comunicada à Defesa Civil pelo número 199 ou por meio do Pedrinho (WhatsApp e Telegram), no número (22) 99776 0633”, destacou. 

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia reforça que, para receber gratuitamente os alertas da Defesa Civil no celular, a população pode enviar uma mensagem de texto para o número 40199 informando o CEP da sua localidade.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui