Servidores da Prefeitura de São Pedro da Aldeia participaram da 3ª edição do evento “Caminhos para o Desenvolvimento RJ”, promovido pelo Sebrae no Rio de Janeiro. Na oportunidade, foram ministradas palestras e painéis para aprimorar o ambiente de negócios para MEIs, Microempresas e Empresas de Pequeno Porte.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, comentou sobre o evento. “Foi um encontro importante e que contribui para São Pedro da Aldeia e os outros municípios como Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema e Iguaba. Nós tivemos a alegria de presenciar Iguaba Grande premiada em segundo lugar no Cidade Empreendedora. Tivemos alguns painéis, dentre eles sobre a Rede Lagos. Outros pontos relevantes foram trazidos pelas prefeituras de Recife e Mato Grosso do Sul e que podemos implementar na nossa cidade”, destacou.
Além das palestras, também foram abordadas as estratégias políticas públicas eficientes para a gestão do desenvolvimento territorial. Outro destaque do dia foi o reconhecimento aos municípios participantes do programa Cidades Empreendedoras. Estiveram presentes o diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, e o secretário adjunto de Fazenda, Gustavo Amoêdo.
DESENVOLVIMENTO EM PAUTA
O município de São Pedro da Aldeia também marcou presença em mais uma reunião da Rede Lagos de Desenvolvimento, a primeira de 2024. Desta vez, o encontro foi realizado no município de Cabo Frio. O diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth, representou a Prefeitura aldeense e apontou os destaques do encontro. “O ponto alto dessas reuniões é sempre perceber que os municípios, apesar de terem as suas diferenças a nível administrativo, possuem soluções que podem ser aplicadas de uma forma coletiva. Isso porque os municípios têm dificuldades similares no que diz respeito à cultura do empreendedor”, destacou.
Na oportunidade, os agentes de desenvolvimento se reuniram para monitorar a planilha de conteúdos realizados no ano passado. Ainda, na reunião foi realizada a ação integrada no eixo de lei geral, além de analisar os cases de sucesso e a iniciativa Economia do Mar. Vale destacar que o objetivo destas reuniões, neste ano de 2024, é colocar em prática as ações para melhorar o desenvolvimento regional.
A Rede de Agentes de Desenvolvimento é um trabalho desenvolvido pelo Sebrae-RJ em parceria com a sede da Região dos Lagos. O objetivo é a integração a nível regional dos agentes do setor público nas diferentes Secretarias que estejam envolvidas com a pauta do desenvolvimento econômico.