Praia de São Pedro da Aldeia renova Bandeira Azul para a temporada 2024/2025

Praia das Pedras de Sapiatiba irá entrar na longa temporada do programa internacional
Praia das Pedras de Sapiatiba

A Praia das Pedras de Sapiatiba, em São Pedro da Aldeia, foi premiada com a temporada 2024/2025 do programa “Bandeira Azul”. A renovação do selo internacional é reconhecimento do trabalho realizado pela Prefeitura aldeense em prol do turismo ecológico de qualidade. A cidade cumpre os mais de 30 requisitos obrigatórios para receber a bandeira e os banhistas já contam com banheiros construídos com acessibilidade e torre de observação para os guarda-vidas, além de um caminho acessível na areia. Localizada no bairro Praia Linda, o local recebe diversas ações de educação ambiental.

O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, reforça o empenho da equipe municipal em promover ações para manter o marco ambiental. “A Bandeira Azul é uma conquista que veio por meio de muito trabalho. Seguimos cumprindo os requisitos, com uma infraestrutura de apoio ao turismo sustentável, com acessibilidade. É um trabalho intersetorial com o aval do prefeito Fábio do Pastel, que apoia a ideia desde o início. Já passamos pela temporada curta, de quatro meses, e, agora, seguimos já para a temporada longa, com um ano de duração”, destacou.

A Bandeira Azul é uma das premiações mais renomadas para áreas costeiras no mundo. Os locais aprovados seguem critérios rigorosos, que devem ser mantidos e comprovados anualmente. Ao receber o selo, praias e marinas asseguram não apenas a preservação dos ecossistemas, mas também um ambiente seguro e organizado para seus visitantes. A cerimônia nacional de entrega da Bandeira Azul será realizada no dia 1º de novembro, em Salvador, Bahia.

País é líder na América do Sul com recorde de aprovações no Programa Bandeira Azul

De acordo com a equipe do Programa, o Brasil atingiu um novo marco da Bandeira Azul, com a aprovação de 49 locais, sendo 38 praias e 11 marinas, para a temporada 2024/2025. Dessa forma, o país se tornou líder sul-americano em certificações ambientais para destinos costeiros. O anúncio foi feito pelo Júri Internacional, que destacou locais em seis estados do país, reconhecidos pelo compromisso com a preservação ambiental e o turismo sustentável.

O recorde de aprovações reflete o esforço coordenado entre governos, setor privado e sociedade em proteger o meio ambiente e conscientizar sobre a importância de manter praias e marinas limpas e bem geridas.