Atenção, cuidado e suporte humanizado são fatores que as mulheres encontram ao buscar o Centro Especializado de Atendimento à Mulher, o CEAM Daiana Borges, em São Pedro da Aldeia. Com o objetivo de levar a mensagem de prevenção e combate à violência doméstica para toda a cidade, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos realizou diversas ações de conscientização em escolas, empresas e equipamentos do município.
Para a coordenadora do CEAM, Luciana de Oliveira, o trabalho itinerante é fundamental para difundir a mensagem de apoio às mulheres em São Pedro da Aldeia. “Buscamos fazer com que o equipamento seja conhecido no município e apresentar os profissionais que nós temos capacitados para fazer o acolhimento. Nosso objetivo é sensibilizar e mobilizar toda a nossa rede para que a mulher que esteja em situação de violência busque o CEAM e possa ser acolhida. A entrada aqui é feita tanto por encaminhamento quanto por demanda espontânea”, destacou.
Dentre as atividades realizadas estão palestras de orientação para a turma da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da E. M. José Guimarães, no bairro Porto da Aldeia; na E.M. Luiza Terra, no Campo Redondo; na E. M. Retiro; na E.M. Professora Dulcinda Jotta Mendes, no bairro São João; na E. M. Maria da Glória dos S. Motta, na Praia Linda, e na E. M. Francisco Paz Carvalho Filho, no Boqueirão. A sede municipal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), a concessionária Prolagos e os CRAS do Porto da Aldeia e do bairro São João também receberam palestras ministradas pelas profissionais do CEAM Daiana Borges.
Além das ações internas, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher também foi às ruas para panfletagem de conscientização, entregando materiais informativos à população no Centro da cidade e na Feira Livre Municipal. O CEAM promoveu, ainda, uma roda de conversa na sua sede, localizada na Rua Antônio C. Mota, nº 72, Vila São Pedro. O espaço está aberto para orientação, acolhimento e suporte de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h.