Secretaria de Saúde realiza palestra sobre “Outubro Rosa”
Pesquisar

Secretaria de Saúde realiza palestra sobre “Outubro Rosa”

Evento realizado na unidade da Firjan integra programação do mês de prevenção ao câncer de mama

A Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia realizou uma palestra especial sobre a campanha “Outubro Rosa” na unidade da Firjan SENAI SESI. O evento teve como público-alvo as alunas dos cursos oferecidos pela instituição e buscou conscientizar as participantes sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

A palestra foi ministrada pela coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Regina Araújo, que abordou temas essenciais como a importância do autoexame e dos exames periódicos, além de apresentar os principais fatores de risco e hábitos saudáveis que podem ajudar na prevenção.

“Aproveitamos a oportunidade para dar as principais definições do que vem a ser o câncer de mama, como ele aparece e os fatores que predispõem a doença, como os genéticos. Deixamos claro, como nós da Prefeitura podemos ajudar à população a buscar o atendimento, independentemente de ser o Outubro Rosa, porque, além do câncer de mama, a mulher também pode ser acometida pelo câncer de colo do útero, que é o segundo tipo que mais mata mulheres e que também precisa ser prevenido”, destacou Regina Araújo.

Durante o evento, as participantes receberam orientações detalhadas sobre como realizar o autoexame e foram incentivadas a buscar atendimento médico regularmente. A ação também reforçou a importância do apoio familiar e comunitário para mulheres que enfrentam o tratamento do câncer de mama.

A palestra integra a programação especial promovida pela Secretaria de Saúde ao longo do mês de outubro, quando diversas ações de conscientização são realizadas para mobilizar a população feminina e incentivar os cuidados preventivos. Na oportunidade, representantes da Secretaria destacaram a importância de integrar ações educativas em diferentes espaços, como a Firjan, para alcançar o maior número possível de pessoas, sobretudo as mais jovens.

“A Secretaria de Saúde incentiva constantemente os métodos de prevenção, como  a prática do exercício físico, a alimentação saudável, evitar consumir bebidas alcoólicas e tabaco, além de manter os exames em dia. A mamografia, segundo o Ministério da Saúde, deve ser iniciada a partir de 50 anos de idade e, para mulheres que têm histórico de câncer na família, o início é a partir dos 35 anos”, concluiu a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Regina Araújo.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui