O Concerto Musical Gabriel Joaquim completou, este ano, 47 edições realizadas em São Pedro da Aldeia. O projeto, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura, é uma das maiores ações já promovidas pela pasta, reunindo artistas representantes de diferentes vertentes musicais. Desde 2022, o evento tem contribuído para democratizar o acesso à arte da música, dar visibilidade aos talentos da cidade e incentivar a formação de plateia. As apresentações são abertas ao público e acontecem às quartas-feiras, na Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, com calendário previamente divulgado pela Secretaria.
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, comemorou as quase 50 edições já realizadas. “Quando assumimos a pasta, um dos nossos principais compromissos era promover ações que se perpetuassem como parte integrante do nosso calendário de eventos e o Concerto Musical Gabriel Joaquim foi uma das ações que conseguimos implementar com bastante sucesso no nosso cronograma fixo de atividades culturais. Desde quando lançamos esse projeto, que é viabilizado através de Edital de Chamamento Público, nós temos recebido um retorno muito positivo da população. A cada edição, os visitantes têm a chance de conhecer a nossa Casa da Cultura, conhecer o trabalho dos artistas da cidade e, ao mesmo tempo, aproveitar uma programação recheada de arte e cultura. A gente fica muito feliz em promover e poder proporcionar esse encontro do artista com o público”, disse.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Os concertos são protagonizados por artistas locais, entre cantores solo, duplas, músicos instrumentistas e bandas, selecionados e contratados por meio de Edital de Chamamento Público. Os Editais lançados pela Secretaria Municipal de Cultura asseguram o investimento direcionado para artistas da música, permitindo a inscrição de propostas diversas. “Os processos de seleção pública são mecanismos de democratização do acesso aos recursos públicos e oportunizam a expressão de diferentes estilos musicais, que enriquecem a vida artística da cidade. Os Editais oferecem aos artistas oportunidades de trabalho e remuneração, com total transparência dos recursos”, complementou Thiago.
Fechando com chave de ouro a programação deste ano, entre os meses de julho e agosto, as apresentações estiveram sob o comando da cantora Paulinha Azevedo, da banda Carla Paz & Trio Bossa Jazz, do saxofonista Brenddon Miranda com trio convidado e do cantor John Allex. Os artistas proporcionaram noites de muita arte e diversão, além da expressão de diferentes estilos musicais, do pop à música gospel.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Morador há 27 anos de São Pedro da Aldeia, o cantor, compositor e músico John Allex fez sua estreia no Concerto este ano, trazendo um repertório repleto de sucessos consagrados e canções autorais da vertente gospel. “Tive a oportunidade incrível de estar participando do projeto. É o momento em que a gente pode estar expressando a nossa arte, expressando aquilo que nós acreditamos, de uma forma aberta e de uma forma que valoriza a nossa arte no nosso município. Foi maravilhoso poder contar com o apoio da Secretaria de Cultura, desde a produção, o espaço e a divulgação das minhas composições e da minha trajetória profissional. Eu fico muito feliz e agradeço à Prefeitura por dar valor aos artistas da cidade. Tenho certeza de que muitos outros músicos e artistas da nossa cidade são muito gratos por essa abertura que nós temos”, destacou.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA