Search

São Pedro da Aldeia participa do III Seminário Estadual da Atenção Domiciliar

Evento aconteceu em Campos do Goytacazes e reuniu Serviços de Atenção Domiciliar de todo o Estado do Rio de Janeiro

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença no III Seminário Estadual da Atenção Domiciliar, promovido pelo Serviços de Atenção Domiciliar (SAD) de Campos de Goytacazes. O servidor da Secretaria Municipal de Saúde, Junior Curcino, ministrou a palestra “Atendimento e alta com segurança do paciente da AD”, representando a equipe aldeense.

O evento promoveu a discussão e troca de experiências relacionadas à prática do cuidado domiciliar, que visa oferecer assistência por equipe multiprofissional no próprio lar do paciente, permitindo uma maior qualidade de vida e conforto para aqueles que necessitam. Durante o seminário, profissionais da saúde e gestores tiveram a oportunidade de compartilhar boas práticas, discutir desafios e avançar no desenvolvimento da modalidade.

Acompanhado de profissionais aldeenses, o diretor da Atenção Domiciliar, Junior Curcino, participou dos debates promovidos pelo evento e falou sobre a iniciativa. “Foi emocionante, fico profundamente lisonjeado de ver como o município de São Pedro da Aldeia ficou reconhecido como Referência Técnica para o Serviço, pelo convite para palestrar no 3º Seminário Estadual da Atenção Domiciliar, no município de Campos dos Goytacazes. Estive presente nos seminários anteriores, em São Pedro da Aldeia, em 2022, e Teresópolis, em 2023, e posso ver como a Atenção Domiciliar segue avançando e transformando vidas, ficando cada vez mais robusta. Afinal, cuidamos do amor da vida de alguém”, declarou.

O seminário marcou o aniversário do “Melhor em Casa” e os organizadores puderam comemorar a data com a presença virtual da referência técnica do programa pelo Ministério da Saúde, Dra. Mariana Borges. A programação contou, ainda, com a presença da Consultora Técnica do Ministério da Saúde CGHID/DAHU/SAS/MS, Denise Araújo, que falou da aplicabilidade da nova tabela de critérios de elegibilidade, apresentou o panorama da Atenção Domiciliar em 2024 e as adequações da Portaria GM/MS nº 3005/2024 e as normativas atuais.

“Estar ao lado de tantos profissionais dedicados reafirma minha crença na importância do nosso trabalho e nas possibilidades transformadoras que oferecem. O modelo de atenção domiciliar permite que os pacientes recebam cuidados no conforto de seus lares, cercados pelo amor de suas famílias, proporcionando dignidade e fortalecendo vínculos afetivos e familiares. Essa é uma verdadeira revolução no cuidado à saúde. Estou comprometida em manter o entusiasmo e continuar trabalhando, juntamente com estado e municípios, para que esses encontros se tornem cada vez mais significativos, onde podemos, juntos, demonstrar aos gestores a importância do nosso trabalho e a visão de expandir e consolidar a Atenção Domiciliar”, afirmou Denise Araújo.

A responsável pelo SAD de Campos de Goytacazes celebrou o sucesso do encontro. “Tivemos um dia positivo e produtivo, com palestras de alto nível, a exemplo da palestra da consultora técnica Denise Araújo, do Ministério da Saúde, e do Junior Curcino, líder na representação dos SADs e apoio do MS junto aos coordenadores do estado”, comentou.

Um dos principais objetivos do seminário foi promover a integração entre os diversos atores envolvidos na Atenção Domiciliar, como equipes de saúde, familiares dos pacientes e gestores de políticas de saúde. Através de palestras e mesas redondas, os participantes do evento tiveram a oportunidade de aprender com as experiências de outras instituições e enriquecer seus conhecimentos sobre a prática da assistência domiciliar. Além disso, o seminário também contribuiu para o fortalecimento da rede de cuidados no âmbito domiciliar, estimulando a cooperação entre os diferentes serviços de saúde.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui