O Centro Especializado de Atendimento à Mulher de São Pedro da Aldeia, o CEAM Daiana Borges, vai realizar diversas atividades em alusão à campanha “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra a Mulher”. A iniciativa é da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e abrange também o Dia da Consciência Negra. Serão realizadas rodas de conversa e ações que destacam a representatividade feminina. Pontos públicos do município serão iluminados de laranja.
A coordenadora do CEAM, Luciana de Oliveira, destacou a importância das ações de conscientização. “O objetivo de realizar as atividades nesses 21 dias é contribuir para que a nossa sociedade possa debater a temática do Combate à Violência contra a Mulher, fazendo com que todos nós sejamos responsáveis por construir uma sociedade onde as mulheres possam viver sem medo e lutar pela garantia de direitos”, destacou.
Abrindo a programação, será realizada uma roda de conversa com apresentação cultural e sorteio de brindes na sede do CEAM Daiana Borges, no dia 21 de novembro, às 14h30, com tema Dia Nacional da Consciência Negra. A palestrante será a ativista, militante nas pautas antirracista, Direitos Humanos, gênero e fortalecimento das organizações de Mulheres Negras, Clatia Vieira.
Já no dia 25 de novembro, será realizada, às 14h30, uma nova roda de conversa com apresentação cultural e sorteio de brindes no CEAM Daiana Borges. Desta vez, com o tema Dia Internacional da Não Violência Contra as Mulheres. Os palestrantes serão a ex-superintendente dos direitos da mulher de Cabo Frio, ativista e uma das fundadoras do movimento de mulheres de Cabo Frio, Tania Lopes; e o ativista do movimento juventude e Conselheira Municipal LGBT de Maricá, Alfie Monteiro. A iniciativa conta com a participação do Polo Empoderadas.
Dando continuidade à programação dos 21 dias de ativismo, a equipe do CEAM Daiana Borges estará na Secretaria de Educação no dia 26 de novembro para apresentar o equipamento aos servidores da pasta.
No dia 27 de novembro, a Secretaria de Assistência Social e o projeto “Mulheres Inspiram, Empresas Apoiam” irão realizar um evento para debater a equidade de gênero e o empoderamento feminino, especialmente para mulheres vítimas de assédio e violência doméstica, além da apresentação do Selo Empresa Amiga da Mulher. Além de buffet, a programação contará com apresentação cultural do Ballet Municipal. As vagas são limitadas e a inscrição deve ser feita pelo link https://abrir.link/OUyNA.
Destaque da programação, o Prêmio Zumbi dos Palmares será realizado no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, no dia 20 de novembro, e terá como tema Dia dos Defensores dos Direitos da Mulher. Uma das palestrantes e homenageada será Fabiana Ramos da Costa Guedes, servidora do CEAM.
As atividades continuam no dia 03 de dezembro, às 9h, com exibição do documentário “Nós não somos uma ameaça”, no CRAS São João em parceria com o Serviço de Atendimento Especializado da Saúde – SAE (Antigo DIP). A atividade irá abordar o Dia Mundial da Luta Contra a Aids, celebrado em 1º de dezembro, e fala, ainda, sobre as diferentes situações vividas pelas mulheres.
No dia 06 de dezembro, o departamento de Direitos Humanos e a equipe do CEAM vão realizar uma panfletagem na Feira Municipal, das 8h às 13h, pelo Dia Nacional da Luta dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, em prol da campanha Laço Branco.
As iniciativas serão promovidas pela equipe do CEAM Daiana Borges junto ao Departamento de Direitos Humanos, à Coordenadoria de Promoção da Igualdade Racial e à Coordenação do CRAS São João.