A Orquestra Sons da Aldeia fez uma apresentação especial no encerramento semestral do curso de extensão da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), realizado nesta semana. Após 10 meses de aprendizado e aperfeiçoamento musical, os jovens músicos apresentaram o resultado do trabalho na Sala da Congregação da Escola de Música da UFRJ, no Rio de Janeiro. O curso é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, e a UFRJ.
A iniciativa busca oferecer aos membros da Orquestra uma oportunidade única de acesso ao ambiente universitário, promovendo uma experiência musical enriquecedora. Durante o evento de encerramento, o grupo apresentou um repertório de destaque, que incluía clássicos como “John Williams Adventures” , “Aquarela do Brasil” , “Missão Impossível” e “Avengers: Endgame”.
Pela segunda vez, esse ano, a Orquestra Sons da Aldeia foi convidada a se apresentar no Rio de Janeiro
Fotos: Divulgação PMSPA
O secretário de Cultura de São Pedro da Aldeia, Thiago Marques, participou da apresentação como músico convidado, tocando piano. Ele destacou a importância da parceria e o impacto positivo na formação dos jovens músicos. “É gratificante ver o quanto nossos alunos evoluíram ao longo desses meses de dedicação. Essa parceria com a UFRJ é um marco para a cultura de nossa cidade e abre portas importantes para o futuro desses jovens. Estou muito orgulhoso de cada um deles e emocionado de vê-los se apresentando nesta universidade, que é uma referência em todo o país”, afirmou Thiago.
Estiveram presentes cerca de 35 integrantes da orquestra, celebrando o talento e a dedicação dos músicos ao longo do programa. O regente Jorge Rafael Goes também celebrou o momento e ressaltou a importância do apoio recebido. “É a segunda vez, neste ano, que tocamos no Rio de Janeiro. Em agosto foi no Boulevard do Theatro Municipal e, agora, na Sala da Congregação da UFRJ. Nunca imaginei que, em dois anos de atividades, estaríamos alcançando lugares tão altos. Agradeço ao prefeito Fábio do Pastel e ao secretário de Cultura, Thiago Marques, por todo apoio e, também, aos que nos ajudaram a realizar esta missão importante”, destacou.
Sobre a parceria da Cultura com a UFRJ
Por meio de um acordo de cooperação firmado com a Secretaria Municipal de Cultura, no primeiro semestre deste ano, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) firmaram uma parceria inédita para que os alunos da Orquestra Sons da Aldeia fossem beneficiados com atividades de extensão universitária desenvolvidas pela Escola de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).
O projeto se estenderá até 2028 e abrange ações de formação continuada e suporte pedagógico, por meio de aulas de teoria e percepção musical e encontros de capacitação em instrumentos e práticas de conjunto, além da realização de eventos e apresentações, como concertos e festivais.
As ações de extensão têm como objetivo estreitar os laços e fomentar a troca de saberes entre gestores, coordenadores, docentes e discentes vinculados às duas instituições, promovendo, ainda, a integração das Orquestras, conjuntos de câmara e grupos musicais estáveis da Escola de Música da UFRJ e do município de São Pedro da Aldeia. Na universidade, as aulas de teoria, prática e percepção musical para os alunos da Orquestra acontecem uma vez por semana. O programa de extensão retornará em março de 2025, prometendo mais uma temporada de muito aprendizado.