Em alusão à campanha mundial “Novembro Azul”, mês que reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Secretaria de Saúde de São Pedro da Aldeia promoveu atividades de conscientização e prevenção à doença. A equipe da Atenção Domiciliar realizou ações voltadas ao tema ao longo de novembro, culminando em uma palestra aos profissionais do setor.
A iniciativa teve como objetivo compartilhar informações, cuidados e exames preventivos a homens assistidos pelo programa, reforçando a importância do diagnóstico precoce. A equipe de enfermagem ficou responsável pela organização e a enfermeira Laís Regina promoveu o bate-papo sobre o tema, abordando a saúde do homem, os mitos e tabus sobre o câncer de próstata, além dos benefícios do acompanhamento médico regular.
O diretor do Atenção Domiciliar, Junior Curcino, destacou a relevância da ação. “O Novembro Azul vai além da conscientização, é sobre cuidar e romper barreiras culturais. Homens muitas vezes negligenciam a própria saúde e nosso papel é garantir que todos tenham acesso à informação e aos serviços de saúde, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Durante as visitas, as equipes do Programa Melhor em Casa e Programa de Atendimento Domiciliar aos Cronificados (PADC) abordaram o tema com os familiares e cuidadores do sexo masculino, levando cartazes, frases motivacionais alusivas ao mês e encaminhamentos para exames e consultas. Para os pacientes com necessidades adicionais, foi reforçado o encaminhamento a consultas especializadas.
A conscientização continua na sexta-feira (29/11), com atividades na Praça Hermógenes Freire da Costa, conhecida como Praça das Águas, no Centro, das 8h30 às 16h30. A programação é aberta a toda população aldeense.