A Prefeitura de São Pedro da Aldeia marcou presença na 9ª edição do Congresso Brasileiro de Saúde Mental, realizado na cidade de Belém, no Pará. O município foi representado pela assessora especial de Gestão da Saúde Mental aldeense, Rosemary Calazans Cypriano, e a coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum.
Com o trabalho intitulado “Cuidado em Liberdade e Política Antimanicomial”, as servidoras participaram de uma roda de conversa e uma ágora, que difundiu as ações desenvolvidas no município aldeense. O objetivo foi gerar boas práticas para o cuidado em liberdade para as pessoas com transtornos mentais.
A assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, comentou sobre a participação no Congresso. “Nós fomos apresentar o trabalho que fazemos em São Pedro da Aldeia e foi muito importante, pois nos preocupamos em ampliar o cuidado a essas pessoas que têm o sofrimento psíquico e foram atravessadas por esse sofrimento ou por situações de violências vividas, ou onde foram responsáveis por algum ato de violência, mas atravessadas pelo transtorno mental. Foi muito importante para que pudéssemos escutar novos trabalhos e trocar experiências”, afirmou.
A coordenadora do Serviço de Residência Terapêutica, Renata Antum, destacou a importância de participar de congressos para a própria formação profissional. “A participação no nono Congresso Brasileiro de Saúde Mental, através da roda de conversa com o trabalho intitulado Cuidado em Liberdade e Política Antimanicomial, contribuiu para a minha formação pessoal, além de difundir o trabalho que temos desenvolvido no município de São Pedro da Aldeia. É um trabalho que gera boas práticas para o cuidado em liberdade, em detrimento ao encarceramento vivenciado por anos e uma prática asilar, que não considerava o sujeito com transtorno mental provido de direitos e também de sua liberdade”, disse.
O Congresso Brasileiro teve como tema “Potências do Bem Viver: ancestralidade, diversidade e sustentabilidade”. O evento buscou traduzir os desafios atuais do campo da saúde mental ao ampliar a noção de bem-estar para além da ausência dos sintomas e das práticas de cuidado desenvolvidas nos serviços da rede de atenção psicossocial. A iniciativa promoveu atividades de mesas redondas, conferências, apresentação de trabalhos científicos e relatos de experiências.