A Secretaria de Assistência Social de São Pedro da Aldeia promoveu uma ação na Feira Livre Municipal, no bairro Nova São Pedro, pelo Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência Contra as Mulheres. A atividade foi realizada pelo Departamento de Direitos Humanos, por meio do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges).
Durante a ação, foram distribuídos materiais de conscientização, orientações para a aquisição do cordão girassol e da carteira PCD, por meio dos CRAS, entre outros. O laço branco, símbolo da campanha, foi entregue aos homens abordados. O servidor Lívio Campos Lima participou da mobilização representando os homens da Secretaria.
O secretário de Agricultura, Abastecimento e Trabalho do município, Thiago Ribeiro, ressaltou a importância da campanha. “A violência contra a mulher nas estatísticas tem aumentado bastante e esta campanha é muito importante para conscientizar a população, em especial aos produtores rurais, tendo em vista que a ação está sendo feita aqui na feira, onde temos diversos produtores, moradores da zona rural e pessoas do perímetro urbano que passam por aqui recebendo estas informações”, destacou.
A diretora de Direitos Humanos, Indiara Falcon, também falou sobre a ação. “A panfletagem na feira é uma ação extremamente importante para nosso Departamento de Direitos Humanos. É uma iniciativa para promover a cidadania e a garantia de que todos tenham acesso às informações necessárias para exercer seus direitos. É fundamental que os nossos materiais cheguem de forma direta à população e a feira é um espaço onde podemos interagir, ouvir as demandas e compartilhar conhecimentos”, explicou.
A coordenadora do CEAM, Luciana de Oliveira, ressaltou a importância de atividades desta natureza para sensibilizar a população. “É de extrema relevância realizar estas atividades para a comunidade com a intenção de sensibilizar sobre a responsabilidade que os homens possuem na defesa dos direitos das mulheres. Porque quando uma mulher é agredida, todos da família também são”, disse.
A coordenadora PCD, Claudia Oliveira, reforçou a importância da ação conjunta e da conquista do cordão do girassol para o município. “O Depto. de Direitos Humanos, através da pasta PCD, está realizando a campanha de conscientização e a divulgação do cordão de girassol no município. A Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos determina a oferta do cordão de girassol gratuitamente em São Pedro da Aldeia, juntamente com a carteira de identificação para as pessoas com deficiência oculta”, explicou.
Um dos participantes da ação e morador do Centro, Rodrigo Braga falou sobre o respeito à mulher. “É importante o homem respeitar o limite da mulher, somos todos iguais e temos que tratar bem”, comentou.
O Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher, fruto da Lei nº 11.489 de 20 de junho de 2007, é celebrado em 06 de dezembro.