A Defesa Civil de São Pedro da Aldeia trabalhou de forma incessante para vistoriar, fiscalizar e prevenir acidentes no município em 2024. O órgão registrou, ao longo de 12 meses, um total de 234 ações de prevenção e serviços fiscalizatórios realizados nos diversos bairros da cidade. Os dados atuais ultrapassam os de anos anteriores, demonstrando uma intensificação do trabalho da pasta a serviço da população aldeense.
O coordenador da Defesa Civil aldeense, Michel Cavalcanti, falou sobre o trabalho do órgão. “A Defesa Civil vem expandindo o trabalho de forma preventiva, aumentando significativamente o número de vistorias anuais em locais que possam haver algum tipo de risco, tanto em decorrência de eventos naturais quanto de ações humanas, como risco em estruturas. Com essas ações conseguimos mitigar de forma significativa a intensidade e o impacto em caso de ocorrências mais severas”, disse.
A atuação da Defesa Civil aldeense aumentou a cada ano desde o início da atual gestão. Em 2021, foram registradas 136 ocorrências de serviços; em 2022, 69 ações; já em 2023, o órgão esteve presente em 182 ocorrências.
É importante ressaltar que, desde novembro de 2022, a pasta registra todas as ações no Programa de Registro de Ocorrências em Defesa Civil (PRODEC), iniciativa do Governo do Estado, que por sua vez encaminha todos os dados ao Governo Federal. A coleta de dados é importante para auxiliar na criação de políticas públicas e no direcionamento de investimentos ao município.
No ano de 2024, a Defesa Civil avaliou condições de imóveis, fiscalizou risco de quedas de árvores, avaliou riscos de queda de postes, realizou atendimentos de emergências relacionadas a incêndios e tempestades, além de fiscalizar riscos em estruturas e vias públicas. O ano também foi marcado por trabalhos intersetoriais, participação em eventos e seminários de interesse do órgão e simulados práticos.