A Prefeitura de São Pedro da Aldeia, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, deu início ao reflorestamento do Mirante do bairro Poço Fundo nesta quinta-feira (23/01). Ao todo, serão plantadas 500 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica. A iniciativa faz parte de um termo de compromisso firmado entre a Prefeitura e a empresa BRZ Empreendimentos. O objetivo é recuperar a vegetação nativa e promover a sustentabilidade ambiental no local. Com a ação, a pasta visa reverter os impactos da degradação ambiental, restaurando as condições naturais da área e contribuindo para a preservação do ecossistema.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, esteve presente na ação e falou sobre o projeto. “Estamos em uma área degradada, que é essa área do entorno aqui do Mirante do Poço Fundo. Precisávamos fazer um trabalho aqui chamado Plano de Recuperação de Área Degradada. O Mirante é um ponto turístico de visitação e nós estamos recuperando esse entorno com mata nativa, o que é extremamente importante. Temos que plantar espécies arbóreas de restinga para que essa área volte a ser recuperada com a sua fauna e sua flora. Temos certeza de que será um espaço de contemplação e lazer para a população de São Pedro da Aldeia”, disse.
A restauração florestal proporcionará vantagens importantes para a paisagem do Mirante, um local de grande destaque turístico e cultural na cidade. O replantio da vegetação nativa enriquece o aspecto visual da região e também contribui para a qualidade de vida de moradores e turistas, ao oferecer um ambiente mais equilibrado e em sintonia com a natureza.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Pesca também está realizando um projeto de compensação ambiental no Monte Celeste, localizado próximo ao bairro Vinhateiro. Serão plantadas cerca de 5.000 mudas de espécies nativas da Mata Atlântica, o que contribui para a recuperação da fauna e da flora local, além da preservação do ambiente.