A Prefeitura de São Pedro da Aldeia intensificou os esforços para identificar e solucionar os desafios relacionados à alta proliferação de algas na Lagoa de Araruama. Por isso, o prefeito Fábio do Pastel solicitou uma reunião com a Prolagos para cobrar ações efetivas por parte da concessionária, reforçando o compromisso do município com a preservação da laguna. O encontro, que aconteceu nesta sexta-feira (24/01), contou com a participação do presidente da Prolagos, Luiz Fabbriani.
A iniciativa é parte de uma série de medidas realizadas pela Prefeitura Municipal, que incluem a participação em reuniões do Consórcio Intermunicipal Lagos São João, análises técnicas em parceria com o INEA e a limpeza das praias afetadas, entre outras. “Quero garantir aos nossos moradores que estamos atentos a essas questões ambientais. Dentre todas as ações que estamos tomando, solicitei essa reunião com a Prolagos para cobrar ações efetivas em alguns pontos para identificar e resolver os problemas”, comentou o prefeito Fábio do Pastel.
Entre as principais solicitações feitas à Prolagos estão a conclusão do cinturão de proteção da Lagoa de Araruama e a realização de vistorias técnicas para identificar possíveis pontos de águas pluviais contaminadas. Também foi definido um mutirão integrado entre a Prefeitura, a Prolagos e o corpo técnico das Secretarias Municipais para vistoriar os despejos domiciliares, verificando se as residências estão devidamente conectadas às redes coletoras de esgoto.
Também participaram da reunião o secretário municipal de Governo, Luiz Fernando Jr., e o chefe de gabinete, Fernando Frauches. Representando a Prolagos, estiveram presentes a diretora executiva, Aline Povoas, o gerente de serviços, Ricardo Crescêncio, e o gerente institucional, Ricardo Azevedo.