A Coordenadoria LGBTQIA+ em Saúde de São Pedro da Aldeia marcou presença no Seminário Nacional da ABGLT (Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos), realizado em Belo Horizonte/MG. O evento reuniu representantes de entidades civis e governamentais de todo o país para debater políticas públicas e estratégias de fortalecimento dos direitos da população LGBTQIA+.
Convidada oficialmente pela organização do seminário, a coordenadoria aldeense foi uma das selecionadas a participar pelos relevantes trabalhos desenvolvidos na área da saúde voltada à comunidade LGBTQIA+. Durante os três dias de programação intensa, foram promovidos espaços de construção coletiva, articulação de parcerias e troca de experiências com diversos atores da política nacional.
Um dos destaques do encontro foi o diálogo com a Secretária Nacional dos Direitos LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat, que reforçou o compromisso do Governo Federal com o avanço das políticas públicas para essa população.
Mesmo vinculada à Secretaria Municipal de Saúde, a coordenadora Laysa atuou em diferentes eixos de discussão, com o objetivo de trazer novas propostas e diretrizes que possam ser implementadas no município de São Pedro da Aldeia.
A participação da coordenadoria no seminário teve 95% dos custos financiados pela organização do evento e os outros 5% foram custeados pela Prefeitura Municipal.