Search

São Pedro da Aldeia encerra mês de conscientização do autismo com Encontro e Caminhada Azul

Atividades reforçaram o diálogo, o aprendizado e a inclusão no município

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia encerrou o “Abril Azul”, campanha anual de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), com uma programação especial. O Encontro Azul e a Caminhada Azul reuniram profissionais da saúde, educação, assistência social, pais e pessoas com TEA, além da população em geral.

Na última sexta-feira (26/04), o Encontro Azul foi realizado na Câmara Municipal. O evento teve como lema “Informação gera empatia, empatia gera respeito” e buscou promover a troca de experiências, reflexões e o fortalecimento do conhecimento sobre o autismo.

A abertura ficou a cargo da diretora do Núcleo de Educação Permanente em Saúde (NEPS), Tatiana de Cássia Ferreira Leal de Oliveira. Em seu discurso, ela destacou a importância da iniciativa. “É primordial promover o entendimento sobre a condição e combater preconceitos, incentivando a participação ativa das pessoas com autismo na sociedade”, comentou.

Um dos destaques do evento foi a palestra da especialista Thayane Azevedo, intitulada “Autismo além dos rótulos: desconstruindo mitos, semeando saberes”. A palestrante reforçou que cada pessoa com TEA é única e, por isso, não existe um modelo único de abordagem. “É necessário pensar o ambiente residencial, clínico e escolar considerando as especificidades de cada indivíduo”, explicou.

Durante o encontro, a assessora especial de Gestão da Saúde Mental, Rosemary Calazans Cypriano, e a coordenadora do CAPSi, Sheila Cristina de Oliveira Gomes, apresentaram a estrutura da Rede de Atenção Psicossocial. O público presente recebeu orientações sobre como acessar os serviços de acolhimento e acompanhamento disponíveis no município.

Uma mesa-redonda com o tema “Barreiras invisíveis: os desafios da desinformação” também integrou a programação, reunindo profissionais de diversas áreas, como nutrição, psicologia, pedagogia, reabilitação e educação física. Entre os participantes estiveram Paula Groult, Lívia Franco Silva, Fernanda Suzarte, Sandra Carla Ammar, João Gabriel de Oliveira Gallo, Miriam Ramos Valente, Fabiana Castro e Daniele Corrêa Ferreira Navarro.

CAMINHADA AZUL

A Caminhada Azul de Conscientização do Autismo teve a sua terceira edição realizada no sábado (27/04). O ato simbólico reuniu o prefeito Fábio do Pastel, a secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, além de secretários municipais, vereadores e representantes da sociedade civil.

A concentração ocorreu na Praça Hermógenes Freire da Costa, de onde os participantes seguiram até a Praça Agenor Santos (Praça da Igreja Matriz), em uma caminhada silenciosa em favor da conscientização sobre o autismo. No destino final, foram realizadas atividades recreativas e informativas, promovidas pelas Secretarias de Saúde e de Assistência Social e Direitos Humanos.

Na oportunidade, o prefeito Fábio do Pastel reforçou a importância da causa. “Que neste mês de conscientização possamos nos unir em prol desta causa junto aos pais, responsáveis e profissionais da saúde e educação”, disse.

A secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio Fontes, também destacou o compromisso da gestão com o tema. “Precisamos desenvolver políticas públicas e ações que realmente garantam a humanização e o acolhimento dos indivíduos autistas e de seus familiares”, afirmou.

As atividades marcaram o encerramento do Abril Azul no município, fortalecendo o compromisso de São Pedro da Aldeia com a inclusão e o respeito às pessoas com TEA.

Seu cadastro foi realizado

Mais informações serão enviadas para o e-mail que foi cadastrado 

Agradecemos por participar do Censo LGBTQIA+

As informações coletadas serão importantes para quantificar a demanda de atendimento por parte da Secretaria de Assistência Social para a população LGBTQIA+

Se você deseja fazer um agendamento para atendimento com a nossa coordenadoria LGBTQIA+ Clique Aqui