O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDI) de São Pedro da Aldeia divulgou o calendário de pré-conferências, que buscam mobilizar a sociedade civil para reflexão sobre a política da pessoa idosa. O primeiro encontro será na próxima segunda-feira (05/05), às 9h, na Associação Espírita Aldeia do Caboclo Cobra Coral, no bairro Balneário. A iniciativa conta com o apoio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos.
A iniciativa é preparatória para a 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, que abordará o tema “Envelhecimento Multicultural e Democracia: Urgência por Equidade, Direitos e Participação”. Em 2025, serão debatidos cinco eixos temáticos.
O primeiro eixo irá abordar o financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais; o eixo 2 será sobre o fortalecimento da política para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa. Como eixo 3 será trabalhada a proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa; já o eixo 4 irá abordar a participação social, protagonismo e vida comunitária, na perspectiva das múltiplas velhices. Por último, o eixo 5 falará sobre a consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de São Pedro da Aldeia acontecerá no dia 27 de junho de 2025, das 8h30 às 16h15, na Câmara Municipal de Vereadores. O objetivo é avaliar e propor diretrizes para a implementação da Política da Pessoa Idosa no município, em um espaço de caráter deliberativo que busca a proposição de novas diretrizes para consolidar e ampliar os direitos do idoso.
Confira a programação completa das pré-conferências aldeenses:
Segunda-feira (05/05), às 9h
Local: Associação Espírita Aldeia do Caboclo Cobra Coral, no bairro Balneário
Debate do Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária na perspectiva das múltiplas velhices.
Terça-feira (06/05), às 9h30
Local: CRAS Porto da Aldeia
Debate do Eixo 1 – Financiamento das políticas públicas para a ampliação e garantia dos direitos sociais
Quarta-feira (07/05), às 9h30
Local: CRAS Balneário
Debate do Eixo 2 – Fortalecimento da política para a proteção à vida, à saúde e ao acesso ao cuidado integral da pessoa idosa
Quinta-feira (08/05), às 10h
Local: CRAS São João
Debate do Eixo 5 – Consolidação e fortalecimento da atuação dos conselhos de direitos da pessoa idosa como política do estado brasileiro
Sexta-feira (09/05), às 9h
Local: Pousada Xodó da Vovó, no bairro Balneário
Debate do Eixo 3 – Proteção e enfrentamento a todas as formas de violência, abandono social e familiar da pessoa idosa
Sexta-feira 09/05- 14h30
Local: CRAS Rua do Fogo
Debate do Eixo 4 – Participação social, protagonismo e vida comunitária, na perspectiva das múltiplas velhices