O município de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta quarta-feira (07/05), o programa “RJ para todos”. Contando com o apoio da Prefeitura Municipal, a iniciativa foi realizada pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de oferecer serviços essenciais gratuitamente para a população. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), o programa “Família Acolhedora” e a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal também estiveram presentes para orientar a população.
Durante o evento, foram disponibilizados os serviços de emissão da segunda via da carteira de identidade, isenção das taxas das certidões de nascimento, casamento e óbito, emissão da carteira digital de trabalho. Também foram ofertados os serviços de balcão de emprego, orientações de direitos do consumidor e serviço social.


Diversas pessoas compareceram à distribuição de senhas em busca dos serviços gratuitos oferecidos. Uma delas foi a moradora Sandra Valéria Mota, do bairro Balneário São Pedro, uma das primeiras a chegar. “Essa iniciativa foi maravilhosa, estão todos de parabéns. Minha filha veio fazer a identidade e a carteira de trabalho digital”, comentou.
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, Rosana Andrade, comentou sobre a iniciativa. “É muito importante a presença da Patrulha Maria da Penha em um evento que tem a parceria do Governo do Estado com o município. Pois, assim, podemos levar informações para a população a respeito da lei Maria da Penha, a 11.340, e também falar sobre os canais de atendimento e de como solicitar ajuda”, afirmou.


A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana Oliveira, destacou a relevância da ação para o acesso a direitos básicos. “É importante que o estado possa ofertar esses serviços, principalmente quando a gente fala de mulheres em situação de violência doméstica, onde muitas não possuem documentação. Elas precisam requerer os seus direitos para conseguir sair dessa situação difícil. Então, com certeza, essa ação fará muita diferença na vida das mulheres e de todos os cidadãos aldeenses que estão aqui”, destacou.