A rede municipal de ensino de São Pedro da Aldeia alcança mais um marco importante em 2025: o município será representado na Bienal do Livro do Rio de Janeiro pela professora Aline Oliveira dos Santos. Atuando na rede municipal desde 2019, Aline é professora da turma do Pré I na Escola Municipal Jardim Primavera e tem se consolidado como uma importante referência em educação e inclusão na Região dos Lagos.
Natural de Salvador (BA) e moradora de Cabo Frio há 15 anos, a educadora também leciona em escolas do município de Armação dos Búzios, ampliando seu impacto e compromisso com a formação cidadã de crianças e adolescentes. Em junho, Aline comemora uma realização significativa em sua trajetória: será uma das autoras expositoras da Bienal do Livro, figurando oficialmente no site do evento, ocupando a 5ª posição na lista de autores confirmados.
A sessão de autógrafos ocorrerá entre os dias 13 e 22 de junho, das 9h às 22h, no stand da Rua R57, AUT19, no Pavilhão 4 Verde. Uma das atrações será o relançamento de suas obras literárias, que abordam temas voltados à inclusão e à valorização da diversidade na educação.




Com três livros publicados, Aline já participou de edições anteriores da Bienal em parceria com editoras. Este ano, no entanto, celebra um marco ainda mais importante: sua presença diretamente com a organização do evento, como autora independente.
“Essa conquista representa uma trajetória de nove anos de dedicação, desafios e persistência. Agora, finalmente, faço parte oficialmente do site da Bienal do Livro. É um sonho realizado”, comemorou Aline Oliveira.
Com um olhar sensível e humanizado, Aline utiliza sua vivência em sala de aula como inspiração para sua produção literária. Seu trabalho reforça o papel transformador da educação e da arte na construção de uma sociedade mais justa, inclusiva e empática.




Além de educadora, Aline é pós-graduada em Psicopedagogia, atriz e membro da Academia de Letras e Artes de Cabo Frio (ALACAF) e da Academia Brasileira de Letras e Artes de Taubaté (SP). Em sua trajetória, já recebeu importantes reconhecimentos, como a Moção de Aplausos da Câmara Municipal de São Pedro da Aldeia, em 2022, e a Medalha de Premiação do Município, entregue na Casa de Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, em 2020.
Sua atuação também se destaca na área cultural. Aline participou do monólogo “Dona Leontina”, escrita por Henrique Samuel e apresentada no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, e contribui regularmente com contações de histórias e feiras literárias em diferentes municípios.
“Sou muito grata pelas conquistas ao longo desses nove anos de caminhada. Diante dos desafios na Cultura e na Educação, cada batalha é árdua, mas com persistência vamos alcançando nossos objetivos. Quando eu ainda era estudante e visitava a Bienal, nunca imaginei que um dia estaria ali como autora. Cheguei até a conseguir uma entrevista com o Maurício de Sousa e fui parar no mundo do Teatro. Hoje, estar na Bienal como expositora, é mais um sonho realizado”, relatou Aline emocionada.